Esse blog é sobre a história da minha família, o meu objetivo é desvendar as origens dela através de um levantamento sistemático dos meus antepassados, locais onde nasceram e viveram e seus relacionamentos inter-familiares. Até agora sei que pertenço as seguintes famílias (nomes que por vezes são escritos de forma diferente): Ramos, Oliveira, Gordiano, Cedraz, Cunha, Carvalho, Araújo, Nunes, Almeida, Gonçalves, Senna, Sena, Sousa, Pinto, Silva, Carneiro, Ferreira, Santos, Lima, Correia, Mascarenhas, Pereira, Rodrigues, Calixto, Maya, Motta…


Alguns sobrenomes religiosos que foram usados por algumas das mulheres da minha família: Jesus, Espirito-Santo...


Caso alguém tenha alguma informação, fotos, documentos antigos relacionado a família é só entrar em contato comigo.


Além desse blog também montei uma árvore genealógica, mas essa só pode ser vista por pessoas que façam parte dela. Se você faz, e gostaria de ter acesso a ela, entre em contato comigo.

terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Porque trocaram o sobrenome Maya por Cedraz?


Já coloquei aqui no blog algumas postagens sobre a família Maya/Cedraz. Mas eu ainda não consegui encontrar nenhuma explicação do porque a familia trocou o sobrenome de Maya para Cedraz. Porque trocar “de Oliveira Maya” por “Cedraz de Oliveira”?

A família Cedraz da nossa região (Coité, Serrinha, Jacobina, etc..) é toda descendente de Fructuoso de Oliveira Maya e Bernarda Maria da Silva (filha de Bernardo da Silva, fundador de Serrinha), mais precisamente de um dos filhos dele, o Ignácio de Oliveira Maya, que era casado com Anna Maria da Silva.
Não sei quantos filhos Ignacio e Anna tiveram pois só conheço um Manoel Cedraz de Oliveira (que é meu pentavô), então não sei dizer se todos os filhos de Ignacio eram Cedraz de Oliveira ou só Manoel. Se só Manoel tinha esse sobrenome, então foi ele quem fez a troca dos sobrenomes e não o pai. Mas a questão é: Porque?

Alguém sabe porque Maya foi trocado por Cedraz? Sinceramente eu prefiro Maya…

2 comentários:

  1. Às vezes, acontecia de um filho brigar com o pai e mudar de sobrenome ao fazer o registro civil, por birra. Houve algo assim na família de uma amiga. O bisavô dela, se não me engano, adotou o sobrenome do padrinho ao se registrar, porque tinha brigado com o pai ou com a família do pai.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Laura !!! eu também sou descendeste de Zadão Zada e do Rei Ordonho II rei de Leão mas gostaria de saber quem foi Zadão Zada se você sabe , moro no Sul do Pais .

    ResponderExcluir