Esse blog é sobre a história da minha família, o meu objetivo é desvendar as origens dela através de um levantamento sistemático dos meus antepassados, locais onde nasceram e viveram e seus relacionamentos inter-familiares. Até agora sei que pertenço as seguintes famílias (nomes que por vezes são escritos de forma diferente): Ramos, Oliveira, Gordiano, Cedraz, Cunha, Carvalho, Araújo, Nunes, Almeida, Gonçalves, Senna, Sena, Sousa, Pinto, Silva, Carneiro, Ferreira, Santos, Lima, Correia, Mascarenhas, Pereira, Rodrigues, Calixto, Maya, Motta…


Alguns sobrenomes religiosos que foram usados por algumas das mulheres da minha família: Jesus, Espirito-Santo...


Caso alguém tenha alguma informação, fotos, documentos antigos relacionado a família é só entrar em contato comigo.


Além desse blog também montei uma árvore genealógica, mas essa só pode ser vista por pessoas que façam parte dela. Se você faz, e gostaria de ter acesso a ela, entre em contato comigo.

segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Brasão de Família Pinto

 

image

O sobrenome Pinto vem da palavra pintado, alguns autores crêem que o nome Pinto tenha sido dado como apelido a um cavaleiro que retornou de uma batalha muito ensangüentado, tanto que ganhou o apelido Pinto, devido a ele estar ,como que, pintado de sangue.

O sobrenome teria surgido em Portugal durante o início de sua história, um cavaleiro chamado Paio Soares adotou o apelido Pinto, que foi passado as suas filhas após sua morte, a filha mais velha de Paio Soares Pinto se casou com um cavaleiro de nome Egas Mendes de Gundar, que era rico e natural de Astúrias, ele seria o patriarca da família Rego e da família Pinto, sendo que um de seus filhos passou a possuir as terras que pertenciam ao dote de sua mãe, assim ele assumiu o apelido de seu avô como seu sobrenome criando a família Pinto.

Fonte: http://historicobrasaodefamiliass.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário