Esse blog é sobre a história da minha família, o meu objetivo é desvendar as origens dela através de um levantamento sistemático dos meus antepassados, locais onde nasceram e viveram e seus relacionamentos inter-familiares. Até agora sei que pertenço as seguintes famílias (nomes que por vezes são escritos de forma diferente): Ramos, Oliveira, Gordiano, Cedraz, Cunha, Carvalho, Araújo, Nunes, Almeida, Gonçalves, Senna, Sena, Sousa, Pinto, Silva, Carneiro, Ferreira, Santos, Lima, Correia, Mascarenhas, Pereira, Rodrigues, Calixto, Maya, Motta…


Alguns sobrenomes religiosos que foram usados por algumas das mulheres da minha família: Jesus, Espirito-Santo...


Caso alguém tenha alguma informação, fotos, documentos antigos relacionado a família é só entrar em contato comigo.


Além desse blog também montei uma árvore genealógica, mas essa só pode ser vista por pessoas que façam parte dela. Se você faz, e gostaria de ter acesso a ela, entre em contato comigo.

segunda-feira, 10 de março de 2014

Meu tempo de turista (1)

 

Eu vivo escrevendo sobre os meus antepassados, sobre a minha família, posto todo tipo de informação que encontro sobre eles, mas percebi que não coloquei quase nada sobre mim. Fiquei pensando um pouco sobre o que escrever e acho que já tenho algumas postagens em mente… Resolvi começar com o que eu mais gosto, minhas viagens…

Pra quem não sabe, me chamo Luana, sou baiana, administradora por formação, apaixonada por história e viajante em busca de novas experiências. Nada me faz mais feliz do que viajar.

Na minha opinião existem dois tipos de pessoas, os turistas e os viajantes, infelizmente devo dizer que nas minhas primeiras viagens me comportei como uma turista, hoje sou uma viajante e ADORO! Você deve estar se perguntando qual a diferença de um para o outro… Vou ver se consigo explicar:

Turistas – É normalmente bem fácil para as pessoas locais perceberem um turista, guia de viagens e mapa na mão, câmera pendurada no pescoço e normalmente usam o mesmo tipo de roupa que usariam em casa. A primeira coisa que me vem a mente são os turistas americanos que eu sempre vejo em Salvador que normalmente só falam inglês, e nem sequer tentam aprender algumas frases no idioma local. O turista normalmente só visita as maiores cidades, só vai ver as atrações mais conhecidas, viaja em excursões, compra pacotes prontos das agências de viagens. O turista gosta do que é confortável.   

Viajantes – Tentam se assimilar a cultura local, ao invés de se destacar, um viajante gosta de visitar áreas ‘off the beaten track’, em outras palavras lugares menos visitados, isso não quer dizer que um viajante não vá visitar os lugares mais famosos, afinal ninguém vai a Paris e deixa de ver a Torre Eiffel, mas o viajante encara esses lugares de forma diferente do turista. O viajante gosta de interagir com as pessoas locais, não deixa o guia ditar sua programação. Para o viajante o propósito da viagem é aprender e experimentar coisas novas, ao invés de ser apenas férias para relaxar e se distrair, a mudança do cotidiano que o turista procura. A viagem é uma jornada e não uma simples férias.

Não me entendam mal, não estou querendo insultar os turistas, é um modo bom de viajar para algumas pessoas, na verdade para alguns acho que é o melhor modo. Já tentei introduzir meu estilo de viagens à algumas pessoas (família e amigos), alguns adoraram, outros nem um pouco. Percebi que não adianta insistir cada qual tem seu estilo. Mas eu ainda acho que os turistas perdem muito…


Bem vamos falar um pouco do meu tempo de turista… Vou focar apenas nas minhas viagens internacionais.

Disney 1994

image

(Eu e Pluto)

Minha primeira viagem pra fora do pais foi aos 12 anos, fui aos EUA com a minha irmã de 9 anos visitamos Orlando/Tampa e Miami. Para nós a ideia da viagem era um sonho, em especial porque íamos “sozinhas”, sem nossos pais. Na verdade fomos em um grupo grande, com alguns primos, que tinham mais ou menos a nossa idade e a guia era casada com um primo do meu pai, mas mesmo assim para nós era uma viagem internacional sem nossos pais e sem muita supervisão adulta…

Quem foi na viagem (faz muito tempo então me desculpem se esqueci de alguém): Eu e minha irmã Mariana; Julianna e Geórgia Badaró Cedraz Oliveira; Camila e Mariana, filhas de Célia Araújo Silva; Rafaela Oliveira dos Anjos da Silva; e a guia tia Maria Helena

image


O vôo tinha sido fretado pela agências de viagens para os vários grupos deles que iam para a disney, e como 90% das cadeiras estavam ocupadas por crianças e adolescentes foi uma bagunça só, todo mundo se divertiu muito. Foi o melhor vôo que eu já fiz, mas não recomendo uma viagem dessas para um adulto, eu hoje não tenho paciência para aguentar adolescentes fazendo bagunça no cinema, imaginem em um vôo longo!

Não vou descrever toda a viagem porque sinceramente não me lembro, faz mais de 15 anos, mas de algumas coisas não esqueci…


A primeira coisa que tenho a dizer é que meus pais foram loucos de nos deixar ir sozinhas com 9 e 12 anos para outro país… Mas sou muito agradecida por ter ido (o que não significa que cometeria essa loucura com uma filha minha), afinal ir em uma viagem a Disney em grupo com pessoas da mesma idade (a maioria colegas de escola) era o sonho de todo adolescente, nessa época os pais faziam de tudo para pagar uma viagem a disney quando os filhos completavam 15 anos, na minha escola teve pai/mãe que vendeu o carro para pagar a viagem dos filhos, e o destino que todos queriam era um só: Disney…


Conhecer a Disney era o sonho de todos, além dos parques temáticos tinham os parques aquáticos. Que eu me lembre não tinha nada parecido aqui no Brasil, passamos uns três dias nos parques aquáticos, na época achei uma maravilha (na minha segunda viagem pra Disney já achei eles meio chatos, um dia basta), só não tive coragem de ir naquela decida de 90 graus, tive que ficar ouvindo gozação da minha irmã de 9 anos que foi várias vezes… Mas sinceramente até hoje acho aquela decida perigosa e não sei se teria coragem de descer (e olhe que até de bungee jumping já pulei).

image

Eu lembro de ter me apaixonado por tudo, todos os parques sem exceção, eu estava naquela idade que tudo na Disney é mágico (na verdade ainda acho isso!). De todos os parques o que eu mais gostei, sem sombra de dúvidas, foi o Magic Kingdom, os desfiles me encantaram mais que qualquer coisa, especialmente o noturno, com todas as luzes… Não me lembro de uma única coisa que não tenha gostado, com exceção da comida, pois 15 dias comendo hambúrguer, cachorro-quente e pizza é um pouco demais, sem falar nas opções de café da manhã que eles tem…


Acho que só tiveram duas coisas que não gostei nessa viagem:
1. Era Copa do Mundo e nos dias de jogo do Brasil saiamos mais cedo dos parques para assistir ao jogo. Nessa época eu até que gostava de futebol (hoje não vejo graça), mas eu estava na Disney, não estava nem ai pra Copa, achei um absurdo sair mais cedo por causa dos jogos.
2. Minha irmã tinha uma grande tendência a se perder nos parques, no shopping, etc e queriam que eu ficasse para procurar por ela! Sendo que cansei de avisar a ela pra ficar com a guia (que era da família) o tempo todo! Nessa época nós éramos inimigas mortais (ela sabe que eu adoro ela, mas até ela tem que admitir que naquela época tínhamos vontade de matar uma a outra) e não tinha a menor disposição de ficar procurando por ela enquanto podia estar me divertindo.


Eu preciso contar a vocês das minhas fotos da viagem (por favor tenham em mente nossas idades naquela época), como eu disse me encantei por tudo, e tenho certeza que minha irmã também, por isso resolvemos tirar foto de TUDO! E quando digo tudo quero dizer TUDO mesmo!!! Deixa eu dar alguns exemplos, sabe o  Spaceship Earth no Epcot Center (aquele que tem vários bonecos mostrando a história da terra, dos homens pré-históricos até como seremos no futuro), pois bem tiramos fotos de todos os bonecos dali. Sabe o show de fogos do Epcot, acreditem se quiser, gastamos três rolos de filmes tirando fotos dos fogos!!! E claro com a minha pequena câmera o resultado não podia ser outro, três filmes de fotos de fundo preto e pontinhos de luz. Só esquecemos de tirar fotos nossas! Acho que só tenho umas 10 fotos minhas na disney dessa viagem!

E nossas compras! Cada uma saiu daqui do Brasil com uma maleta do tamanho de uma mala de mão, quando voltamos precisamos de 3 carrinhos no aeroporto pra carregar toda a tralha que trouxemos! Compramos todos os brinquedos que vimos pela frente! Quando chegamos com as malas, acho que só faltou meus pais terem um infarto! Demos sorte de ter sido um vôo charter, se não, teríamos pago uma fortuna de excesso de bagagem, e demos mais sorte ainda de não termos sido paradas na alfândega.


Não vou falar dos parques e dos brinquedos e shows, porque simplesmente não existem palavras palavras para descreve-los. Você tem que ver para crê! Só recomendo que quem for não perca nenhum dos parques, mesmo que não dê pra ir em todos os brinquedos (na verdade acho meio impossível ir em todos) e não percam o Medieval Times também porque é muito bom! Há, e quem for se prepare para pegar fila, porque é o que mais tem por lá, especialmente no verão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário