Esse blog é sobre a história da minha família, o meu objetivo é desvendar as origens dela através de um levantamento sistemático dos meus antepassados, locais onde nasceram e viveram e seus relacionamentos inter-familiares. Até agora sei que pertenço as seguintes famílias (nomes que por vezes são escritos de forma diferente): Ramos, Oliveira, Gordiano, Cedraz, Cunha, Carvalho, Araújo, Nunes, Almeida, Gonçalves, Senna, Sena, Sousa, Pinto, Silva, Carneiro, Ferreira, Santos, Lima, Correia, Mascarenhas, Pereira, Rodrigues, Calixto, Maya, Motta…


Alguns sobrenomes religiosos que foram usados por algumas das mulheres da minha família: Jesus, Espirito-Santo...


Caso alguém tenha alguma informação, fotos, documentos antigos relacionado a família é só entrar em contato comigo.


Além desse blog também montei uma árvore genealógica, mas essa só pode ser vista por pessoas que façam parte dela. Se você faz, e gostaria de ter acesso a ela, entre em contato comigo.

quinta-feira, 24 de abril de 2014

Passaporte Espanhol

 

Está rodando na internet a notícia de que portadores de 5 mil sobrenomes podem ser habilitados a pedir cidadania da Espanha. Os nomes correspondem aos descendentes de judeus sefarditas que foram expulsos do país em 1492.

image

Mas o que muitos sites estão dando como certeza é apenas um rascunho de projeto de lei. O Conselho de Ministros da Espanha apresentou um projeto de lei no dia 07 de fevereiro de 2014, que reformaria o artigo 23 do Código Civil daquele país, facilitando a aquisição da nacionalidade espanhola aos sefarditas. O projeto é apenas um rascunho que ainda será muito discutido, depois passará por um longo caminho para que seja votado e mais alguns meses (ou até anos) para que vire lei e mais uma eternidade para que essa lei seja implantada (alterar uma lei não é complicado só aqui no Brasil).

Basicamente esse anteprojeto propõe a concessão a qualquer um que prove ser descendente dos sefarditas. Um dos critérios considerados será o sobrenome (mas não será o único critério). Aquele que constarem nas listas oficiais de famílias do ramo judeu poderão ser beneficiados. Ao todo, cerca de 5 mil sobrenomes pode ser contemplados.

Vários sites começaram a especular quais seriam os sobrenomes que poderiam ter direito ao benefício. Muitas listas apareceram na rede até que um site especializado em notícias voltadas para judeus de língua espanhola chamado Diario Judio compilou uma lista “definitiva”, a partir de 4 das principais relações de sobrenomes que circulavam por aí.

Vários dos nossos sobrenomes estão na suposta lista. É esperar para ver. Mas levando em conta que a maioria dos registros disponiveis para pesquisa no Brasil só vai até 1750 acho difícil alguém conseguir conseguir provar ligação com judeus de 1492.

A relação completa tem 5.200 nomes e pode ser baixada em PDF, nesse link do Diario Judio.

image

Fonte: http://administradores.com.br/noticias/cotidiano/espanha-divulga-5-mil-sobrenomes-que-poderao-pedir-cidadania-no-pais/86085/; e http://www.e-farsas.com/mais-de-5-mil-sobrenomes-poderao-pedir-cidadania-na-espanha.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário