Esse blog é sobre a história da minha família, o meu objetivo é desvendar as origens dela através de um levantamento sistemático dos meus antepassados, locais onde nasceram e viveram e seus relacionamentos inter-familiares. Até agora sei que pertenço as seguintes famílias (nomes que por vezes são escritos de forma diferente): Ramos, Oliveira, Gordiano, Cedraz, Cunha, Carvalho, Araújo, Nunes, Almeida, Gonçalves, Senna, Sena, Sousa, Pinto, Silva, Carneiro, Ferreira, Santos, Lima, Correia, Mascarenhas, Pereira, Rodrigues, Calixto, Maya, Motta…


Alguns sobrenomes religiosos que foram usados por algumas das mulheres da minha família: Jesus, Espirito-Santo...


Caso alguém tenha alguma informação, fotos, documentos antigos relacionado a família é só entrar em contato comigo.


Além desse blog também montei uma árvore genealógica, mas essa só pode ser vista por pessoas que façam parte dela. Se você faz, e gostaria de ter acesso a ela, entre em contato comigo.

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Giordano, qual a origem?

 

De onde vem o sobrenome Italiano Giordano? Como é o escudo de Armas? Para onde foram os diversos galhos da familia? Qual a historia da familia?

Os italianos originalmente usavam apenas um nome, mas foi necessário a adoção de um segundo nome, ou sobrenome, para identificar os individuos por causa do crescimento da população e também pelo fato de viagens terem se tornado mais frequentes na Idade Média. O preocesso de adoção de sobrenomes hereditários começaram na itália nos séculos 10 e 11. Os sobrenomes hereditários italianos se desenvolveram de acordo com principios gerais caracterizados pela profusão de derivativos feitos apartir de nomes próprios. Giordano é geralmente considerado um sobrenome patronímico, criado apartir do nome Giordano (Jordão), o nome do rio em que João Batista batizava as pessoas.

O sobrenome tem várias variações: Giordano, Giordani, Giordan, Giorda, Giordanengo, Zordani, e muitos outros.

O primeiro relato do sobrenome foi em Veneza. O palácio dos doges começou a ser erguido em 1309. Nessa época apenas pessoas de alto escalão, podesta, cléricos, oficiais do exercito, politicos, artistas e donos de terras entravam nos registros. Para fazer parte dos registros, no começo dos nossos registros históricos, era uma grande distinção, e indica uma ascendêsncia nobre. A familia Giordano está documentada em Latim desde o segundo e o terceiro século com os sobrenomes Iordanes ou Iordanus. Registros modernos mostram o sobrenome Giordano na cidade de Genoa em 1164, com Guglielmo Giordani, que era embaixador de Federico Barbarossa, o emperador Alemão que havia invadido o norte da itália na época.

 

image

image

image

Algumas fontes de pesquisa que contem dados sobre o sobrenome Girodano, infelizmente ainda não tive acesso a nenhuma dessas fontes:

image

Um comentário: