Esse blog é sobre a história da minha família, o meu objetivo é desvendar as origens dela através de um levantamento sistemático dos meus antepassados, locais onde nasceram e viveram e seus relacionamentos inter-familiares. Até agora sei que pertenço as seguintes famílias (nomes que por vezes são escritos de forma diferente): Ramos, Oliveira, Gordiano, Cedraz, Cunha, Carvalho, Araújo, Nunes, Almeida, Gonçalves, Senna, Sena, Sousa, Pinto, Silva, Carneiro, Ferreira, Santos, Lima, Correia, Mascarenhas, Pereira, Rodrigues, Calixto, Maya, Motta…


Alguns sobrenomes religiosos que foram usados por algumas das mulheres da minha família: Jesus, Espirito-Santo...


Caso alguém tenha alguma informação, fotos, documentos antigos relacionado a família é só entrar em contato comigo.


Além desse blog também montei uma árvore genealógica, mas essa só pode ser vista por pessoas que façam parte dela. Se você faz, e gostaria de ter acesso a ela, entre em contato comigo.

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Hildebrando Cedraz - Missa de 100 anos

 

Conceição do Coité, 09-06-2001

Na missa de 100 anos de Hildebrando Cedraz foi distribuido um livrinho da missa, na primeira página havia o seguinte:

Missa solene em Ação de graças pelos “100 anos” de vida de Hildebrando Cedraz – Pequeno

Bom dia…

Pequeno Cedraz nasceu em 09 de junho de 1901, filho do Senhor Aristides Cedraz de Oliveira e da Sra Antonia Leopoldina Cedraz de Oliveira.

Uniu-se em Laços Matrimoniais com Idália Gordiano Cedraz em 26 de abril de 1928.

Para a felicidade do casal e para formar uma família Deus lhes concederam seis filhos: Homero Gordiano Cedraz, Mariá Cedraz de Oliveira, Abelardo Gordiano Cedraz, Francisco Gordiano Cedraz, Raimundo Gordiano Cedraz, e Maria das Graças Cedraz de Almeida.

Homem do Campo, batalhador, agropecuarista, chegou em Ichu em Outubro de 1932, ano este de grande seca e o comércio arrasado. Comprou a casa de Antonio Piu e instalou o seu comércio. A maior dificuldade encontrada foi arranjar uma casa para abrigar sua família. Só tinha no vilarejo as residências dos fundadores. Alojou sua família na fazenda Rio das Pedras e ia todos os dias para Ichu montado em animal pois na época não existia na região outro meio de transporte.

A situação veio ficar maisagradável só no ano seguinte (1933) onde houve uma safra boa e aí pôde o senhor pequeno erguer o seu comércio, sua fazenda e transferir a família para Ichú.

Homem de grandes ideais. Queria ver de qualquer forma o progresso chegar a Ichú.

Em 1937 foi eleito vereador pelo município de Riachão do Jacuípe e aí a sua garra, valentia e coragem de lutar por um Ichú livre crescia cada vez mais.

Em 1962 com grande esforço também da sua parte Ichú passou a ser cidade.

Foi o primeiro prefeito de Ichú, exerceu seu mandato de 1963 à 1967.

Dizia ele: “Sinto muita felicidade e orgulho em governar este lugar porque é o começo de uma jornada.”

Pelos designos de Deus Homero e Francisco ainda quando crianças foram para a eternidade. hoje são anjos cantando louvores.

Só bem mais tarde que dois de seus filhos ente-queridos partiram também para a morada eterna. Seu outro filho Raimundo e sua esposa Idália. Com certeza de lá, estão felizes por esta data importante na vida de Pequeno Cedraz.

Hoje encontra-se o grande “Pequeno” com sua família crescida e os frutos desta alegria são os seus 18 netos e 31 bisnetos que com demais familiares, parentes e amigos nesta Paróquia de Nossa Senhora da Conceição do Coité onde reside atualmente, unem-se para celebrar a vida, o dom mais precioso que recebemos de Deus. Vamos agradecer e louvar ao Deus Pai providente pelo seu amor por nós, pelos nossos amigos, pelas nossas famílias, pelos nossos sucessos e dificuldades. Pelo seu filho que nos salva e nos leva aos caminhos maravilhosos do amor. Vamos celebrar, festejar e cantar pelos “100 anos”, um século de vida deste maravilhoso ser que é Pequeno Cedraz. Para que esta celebração de Ação de Graças seja vivida por nós em profundidade e acolhida pelo senhor unamos os nossos sentimentos e entoemos em alegria o Canto de Entrada acolhendo o aniversariante, sua família e o presidente desta Eucaristia.

Um comentário: