Encontrei um livro que fala sobre a genealogia da alta sociedade portuguesa, e me deparei com algumas entradas do sobrenome "de Oliveira Maya" da região do Porto, por volta da época de Fructuoso. Resolvi postar aqui porque pela data pode estar relacionado a familia de Fructuoso de Oliveira Maya, que veio dessa região.
http://objdigital.bn.br/objdigital2/acervo_digital/div_obrasraras/or77052/or77052.pdf
RESENHA DAS FAMÍLIAS TITULARES E GRANDES DE PORTUGAL
"José Freire de Serpa Pimentel, nascido cm 21 de Novembro de 1814, 2.» Visconde de Gouvêa; Par do Reino por successão de seu Pae, de que tomou posse e assenlo em sessão da Camara dos Diffia Pares de 2 de Maio de 1800 ; Bacharel formado em Di pela Universidade de Coimbra; Juiz de Direito de 1.» classe ; Governador do d st,ic administrativo da cidade do Porto ; Socio do Real Conservatório Dramalico de Lisboa, e do Instituto de Coimbra. . In n •„„ ,lo Publicou varias obras li Iterarias, dramalicas e poéticas. Morreu a 22 de Janeiio cie 1870; tendo casado a 25 de Agosto de 1814, com D. Julia Pclromlha Pereira Leitão de Carvalho, nascida a 23 de Novembro de 182",, e fallecida a i de Novembro dcl86o, sendo filha primogênita de Bernardo Pereira Leilão de Carvalho, Hlalgo Cavalleiro da Casa Real; Sr. da Casa de Sanla Cruz, em Lamego, e mais vínculos n a Província de Tras-os-Montes, que morreu na cidade do Porto a 15 de Maio de 1880. c de sua mulher D Maria Ludovina de Oliveira Maya, lilha de Antonio de Oliveira Maya, negociante, proprietário e capitalista na Praça doPorlo, c de sua mulher e prima D. Maria Joaquina da Silva Maya."
"GOUVEA (VISCONDE).—José Freire Pimentel de Mesquita e Vasconcellos, 1.° Visconde de Gouvêa em sua vida; Par do Reino por Carla Regia de 26 de Dezembro de 1844, de que prestou juramento e tomou posse em sessão da Camara dos Dignos Pares de 7 de Janeiro de 1845; Fidalgo Cavalleiro da Casa Real por successão a seus maiores (Alv. de 24 de Marco de 1791); Commendador da Ordem de Christo; Juiz Conselheiro do Supremo Tribunal de Justiça; antigo Magistrado que exercitou vários logares de letras. Foi Presidente da Commissão Municipal da cidade do Porto, durante todo o tempo do memorável sitio da mesma cidade em 1832-33, aonde prestou relevantes serviços ao restabelecimento da Monarchia Constitucional da Ráinha D. Maria II. Nasc. na villa de Gouvèa a 1 de Maio de 1783, em . a 15 de Agosto de 1853. Foi Sr. de vários vínculos e entre elles do Vinculo e Capella, instituído em 1624 por Domingos Gonçalves, do Extremadouro no Convento da 2." Ordem de S. Francisco da villa de S. João da Pesqueira, e que aboliu por Provisão do Desembargo do Paço de 12 de Novembro, e Despacho de 8 de Outubro de 1816. Tinha a mercê da propriedade do officio de Escrivão da Camara e do Publico Judicial e Notas da Villa de Gouvêa e suas annexas. Casou em Primeiros núpcias com D. Maria Rita da Gama Araujo e Vasconcellos, de quem não houve geração. Passou a segundas núpcias, a 4 de Junho de 1824, com D. Anna Emília de Oliveira Maia, 1." Viscondessa de Gouvêa pelo seu casamento, que nasc. a 22 de Agosto de 1800, e m. a filha de Antonio de Oliveira Maia, Fidalgo da Casa Real; abastado proprietário e capitalista ; negociante de grosso trato da Praça commercial do Porto, e socio da firma commercial da dita Praça «Barnabé d'0liveira Maia e Companhia», casado com D. Maria Joaquina da Silva Maia, sua parente.—Sem geração. SEUS"
Nenhum comentário:
Postar um comentário