Esse blog é sobre a história da minha família, o meu objetivo é desvendar as origens dela através de um levantamento sistemático dos meus antepassados, locais onde nasceram e viveram e seus relacionamentos inter-familiares. Até agora sei que pertenço as seguintes famílias (nomes que por vezes são escritos de forma diferente): Ramos, Oliveira, Gordiano, Cedraz, Cunha, Carvalho, Araújo, Nunes, Almeida, Gonçalves, Senna, Sena, Sousa, Pinto, Silva, Carneiro, Ferreira, Santos, Lima, Correia, Mascarenhas, Pereira, Rodrigues, Calixto, Maya, Motta…


Alguns sobrenomes religiosos que foram usados por algumas das mulheres da minha família: Jesus, Espirito-Santo...


Caso alguém tenha alguma informação, fotos, documentos antigos relacionado a família é só entrar em contato comigo.


Além desse blog também montei uma árvore genealógica, mas essa só pode ser vista por pessoas que façam parte dela. Se você faz, e gostaria de ter acesso a ela, entre em contato comigo.

sábado, 24 de outubro de 2020

Água Fria

 Água Fria Bahia - BA 

Histórico 

 A região era primitivamente habitada pelos índios tapuias. Em meados do século XVI, os jesuítas se estabeleceram numa aldeia tapuia onde iniciaram a catequese e construíram a igreja de São João Batista. Formou-se o arraial Água Fria. Integrante da sesmaria de Garcia D’Ávila, o território foi adquirido em 1673 pelo sertanista João Peixoto Viegas, que instalou currais e iniciou a criação de gado bovino. Criou-se a freguesia de São João Batista de Água Fria, em 1718. Em virtude de desenvolvimento econômico de Purificação de Campos, atual Irara, transferiu-se a sede da Vila para aquele local, em 1842, ficando extinto o município de São João Batista de Água Fria. Restaurado em 1962, teve o nome simplificado para Água Fria O topônimo surgiu em virtude da existência, na localidade de um poço de água muito fria. 

Gentílico: água-friense 

Formação Administrativa 

 Distrito criado com a denominação de São João Batista de Àgua Fria, pelo alvará de régio de 11-04-1718. Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, figura no município de Irará (exPurificação de Campos), o distrito de Água Fria (ex-São João Batista). Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937. Pelo decreto-lei estadual nº 141, de 31-12-1943, retificado pelo decreto estadual nº 12978, de 01-06-1944, perdeu partes do seu território para os distritos de Santanópolis e Pataíba, ambos do município de Irará. Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o distrito de Águas Fria, figura no município de Irará. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960. Elevado à categoria de município com a denominação de Águas Fria, pela lei estadual nº 1712, de 13-07-1962, desmembrado de Irará. Sede no antigo distrito de Águas Fria. Constituído de 2 distritos: Águas Fria e Pataíba, ambos desmembrados de Iraraá. Instalado em 07-04-1963. Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído de 2 distritos: Águas Fria e Pataíba. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007. Alteração toponímica distrital São João Batista de Àgua Fria para Água Fria, alterado em 1911.

Fonte: IBGE

Nenhum comentário:

Postar um comentário