Esse blog é sobre a história da minha família, o meu objetivo é desvendar as origens dela através de um levantamento sistemático dos meus antepassados, locais onde nasceram e viveram e seus relacionamentos inter-familiares. Até agora sei que pertenço as seguintes famílias (nomes que por vezes são escritos de forma diferente): Ramos, Oliveira, Gordiano, Cedraz, Cunha, Carvalho, Araújo, Nunes, Almeida, Gonçalves, Senna, Sena, Sousa, Pinto, Silva, Carneiro, Ferreira, Santos, Lima, Correia, Mascarenhas, Pereira, Rodrigues, Calixto, Maya, Motta…


Alguns sobrenomes religiosos que foram usados por algumas das mulheres da minha família: Jesus, Espirito-Santo...


Caso alguém tenha alguma informação, fotos, documentos antigos relacionado a família é só entrar em contato comigo.


Além desse blog também montei uma árvore genealógica, mas essa só pode ser vista por pessoas que façam parte dela. Se você faz, e gostaria de ter acesso a ela, entre em contato comigo.

terça-feira, 1 de julho de 2014

Minas de Jacobina 1730

 

Sebastião da Rocha Pitta, no seu livro Historia da America Portugueza (1730), disse o seguinte sobreas minas de Jacobina:

“N’este tempo as minas de Jacobina (dilatada porção de terra da província da Bahia, pelo seu interior continente cento e vinte leguas da cidade, e pelo grande rodeio do caminho quasi na mesma altura) brotavam os mais portentosos grãos que até o presente se tem visto nas outras do Brazil. Quatro se trouxeram á casa da moeda, de notáveis fôrmas e de tanto peso, que um importou mais de setecentos mil réis, os outros pouco menos e depois um de valor de três mil cruzados. Haviam alguns annos dado mostras de finissimo oiro que guardavam as veias de seus montes, para o tributarem no governo do Marquez Vice-Rei . Por noticia que d’estas minas tivera o governador geral D. João de Lencastro, mandou ao descobrimento d’ellas, no anno de mil setecentos e um, o Coronel Antonio Alves da Silva e um religioso do Carmo, que por natural de S. Paulo tinha sufficiente experiencia d’aquelle emprego, assistidos de dois sargentos e dez soldados, com as ferramentas e instrumentos necessarios para esta diligencia, da qual não resultou o effeito que se esperava, pelas poucas oitavas de oiro que se tiraram; e pouco antes da vinda do marquez, concorrendo de varias partes muita gente, applicando maiores forças, se foram e vão lavrando, posto que com maior trabalho que as do Sul, porque o oiro da Jacobina, quanto mais finos loca os quilates, tanto mais profundo tem o nascimento.”

Fonte: https://archive.org/details/historiadaameric01roch

Nenhum comentário:

Postar um comentário