Esse blog é sobre a história da minha família, o meu objetivo é desvendar as origens dela através de um levantamento sistemático dos meus antepassados, locais onde nasceram e viveram e seus relacionamentos inter-familiares. Até agora sei que pertenço as seguintes famílias (nomes que por vezes são escritos de forma diferente): Ramos, Oliveira, Gordiano, Cedraz, Cunha, Carvalho, Araújo, Nunes, Almeida, Gonçalves, Senna, Sena, Sousa, Pinto, Silva, Carneiro, Ferreira, Santos, Lima, Correia, Mascarenhas, Pereira, Rodrigues, Calixto, Maya, Motta…


Alguns sobrenomes religiosos que foram usados por algumas das mulheres da minha família: Jesus, Espirito-Santo...


Caso alguém tenha alguma informação, fotos, documentos antigos relacionado a família é só entrar em contato comigo.


Além desse blog também montei uma árvore genealógica, mas essa só pode ser vista por pessoas que façam parte dela. Se você faz, e gostaria de ter acesso a ela, entre em contato comigo.

quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Sobrenome: Santos

 

Derivado do orginal em Latin "sanctus" significando censurável/condenável, este sobrenome é melhor descrito como sendo de origem inicialmente européia. Está presente em todos os países cristãos e em mais de quarenta grafias individuais como: Saint (Inglês), Sant e Saunt (francês), Santos e Sains (espanhol), Sainteau e Saintin (francês), Santucci e Santello (italiano), e Santesson (sueco). O nome era originalmente um apelido para uma pessoa piedosa ou talvez, dado o humor robusto do período - o extremo oposto! Foi também, por vezes, locacional como nos sobrenomes espanhóis e Português De Santos, De los Santos e a forma fundida Dossantos, os quais descrevem uma pessoa que veio de um lugar chamado Santos ou similares, o lar original de um santo ou um lugar em que comemora um santo. O sobrenome em qualquer ortografia foi registrado pela primeira vez na Inglaterra no século 13 (veja abaixo), e essas primeiras aparições incluem Hugh Sant nos rolos de tubos da abadia de Ramsey, em Cambridgeshire, em 1270, e no continente Alonso Santos em Arrabal de Portillo, Valladolid, em 08 de outubro de 1588, e Munoz de los Santos, em Puebla de la Montalbain, Toledo, Espanha, em 14 de janeiro 1786. O primeiro registro desse nome em qualquer grafia acredita-se ser a de Roger le Sent. Este foi datado 1250, no Chartulary de Rievaux Abbey, North Yorkshire, durante o reinado do Rei Henrique 111rd da Inglaterra, 1216-1272. Ao longo dos séculos, sobrenomes em todos os países continuaram a "desenvolver", muitas vezes levando a variantes surpreendentes da grafia original.

Fonte: http://www.surnamedb.com/Surname/santos#ixzz2fGeRJnRL

Nenhum comentário:

Postar um comentário