Esse blog é sobre a história da minha família, o meu objetivo é desvendar as origens dela através de um levantamento sistemático dos meus antepassados, locais onde nasceram e viveram e seus relacionamentos inter-familiares. Até agora sei que pertenço as seguintes famílias (nomes que por vezes são escritos de forma diferente): Ramos, Oliveira, Gordiano, Cedraz, Cunha, Carvalho, Araújo, Nunes, Almeida, Gonçalves, Senna, Sena, Sousa, Pinto, Silva, Carneiro, Ferreira, Santos, Lima, Correia, Mascarenhas, Pereira, Rodrigues, Calixto, Maya, Motta…


Alguns sobrenomes religiosos que foram usados por algumas das mulheres da minha família: Jesus, Espirito-Santo...


Caso alguém tenha alguma informação, fotos, documentos antigos relacionado a família é só entrar em contato comigo.


Além desse blog também montei uma árvore genealógica, mas essa só pode ser vista por pessoas que façam parte dela. Se você faz, e gostaria de ter acesso a ela, entre em contato comigo.

domingo, 5 de outubro de 2014

Carta de Sesmaria (século XIX)

 

O manuscrito Carta de Sesmaria (século XIX), é um conjunto de cartas referentes ao patrimônio dos Guedes de Brito com datação que varia entre meados do século XVII e início de século XIX, último período de dominação latifundiária dos herdeiros da Casa da Ponte. A carta de sesmaria evidencia, em todo o seu texto, parte dos bens adquiridos pelos Guedes de Brito, informando importantes aspectos a respeito das propriedades.

A TRANSCRIÇÃO DE DOIS FÓLIOS DA CARTA

“emenda entrelinha borrão ou
Couza que duvida possa sem
do do ditto papel o seu theor de
verbo ad verbum O Seguinte//
Papel de Compozição //__// Dizemos
nos o Mestre de Campo Anto
nio Guedes de Btito e João Pei
choto Viegas moradores nesta
Cidade da Bahia que por quan
to nos temos duvida e ignora
mos a parte e Lugar por que
nos dividimosnas terras do
 Certão dos Tocos Pinda de
que eu Antonio Guedes de
Brito seu Senhor e possui
dor por titulo de Sismaria e
eu João Peixoto Viegas Se
nhorPossuidor das terras
da Agoa Fria Itapororocas
Jacuipe Velho
que hummas
e outras São hereos vizinhas
dos Tocos [...] vizinhas das
dos Tocos e Pinda
em Razão
de não Sabermos aonde fin
da alias Sabermos aonde
Chegão e acabão entre nos
as ditas terras temos duvida”

“duvida parecendo a cada qual
que nos entrarmos e tomamos
hum ao outro. Viemos a Com
cordarmo nos e acordamos
amigavelmente por Conser
varmos nossa antiga e
boa amizade e evitar o
trabalho e gasto de demarca
das entre nos e nossos her
deiros conviemos e acorda
mos que a prezente digo
que a partir e Sorte das Ter
ras dos Tocoz e Pinda
se me fez
a primeiro Seguindo a data
della pela forma que se diz e se
marca a Provizão da Sua Ses
maria e Se ponhão marcas
e Signais que Serão pa
ra Sempre de divizão com
 as terras de Agua fria Ita
pororocas e Rio Jacuipe
ve
lho que tem a Sisma
ria de mim João Peixoto
Viegas porquanto as ditas
terras de Tocoz e Pinda ficão
ao Norte do dito Rio e Itapo
rorocas Agua fria e cheio”

Fonte: http://www.uefs.br/filologiabaiana/10.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário