Esse blog é sobre a história da minha família, o meu objetivo é desvendar as origens dela através de um levantamento sistemático dos meus antepassados, locais onde nasceram e viveram e seus relacionamentos inter-familiares. Até agora sei que pertenço as seguintes famílias (nomes que por vezes são escritos de forma diferente): Ramos, Oliveira, Gordiano, Cedraz, Cunha, Carvalho, Araújo, Nunes, Almeida, Gonçalves, Senna, Sena, Sousa, Pinto, Silva, Carneiro, Ferreira, Santos, Lima, Correia, Mascarenhas, Pereira, Rodrigues, Calixto, Maya, Motta…


Alguns sobrenomes religiosos que foram usados por algumas das mulheres da minha família: Jesus, Espirito-Santo...


Caso alguém tenha alguma informação, fotos, documentos antigos relacionado a família é só entrar em contato comigo.


Além desse blog também montei uma árvore genealógica, mas essa só pode ser vista por pessoas que façam parte dela. Se você faz, e gostaria de ter acesso a ela, entre em contato comigo.

segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Sobrenome Cunha

 

Por Andressa Xavier da Cunha

Sobrenome encontrado em Portugal e Espanha, classificado como sendo um toponímico (estudo lingüístico ou histórico da origem do nome próprio de lugares), pois tem origem geográfica. Em documentos do século 12 a 14 existem registros da grafia Cunha, Coinha e Coina. Vem de Cunha "rochedo isolado cuja forma lembra uma cunha".

Uma tradição explica a existência de povoações com esse nome, e usual em diversas famílias, pelo fato de D. Paio Guterres, natural da Gasconha, mandar colocar 9 cunhas no castelo de Lisboa e por elas pôde subir com os seus, conquistando a cidade (cerco de Lisboa 1147). Os Brasões dos Cunhas, em memória desse feito, possuem 9 cunhas.

O sobrenome CUNHA designa uma das linhagens mais antigas de Portugal, é classificado como tendo origem na região denominada Quinta da Cunha, governada por dom Paio Guterres da Silva, em terras do rei dom Afonso de Leão.

Tal classificação se refere aos sobrenomes cuja origem se encontra no lugar de residência do nominado original. Nomes de origem habitacional nos dizem, portanto, de onde pro vem o progenitor da família, seja uma cidade, vila ou simples mente um lugar identificado por uma característica topográfica.

No que diz respeito ao sobrenome Cunha, este é derivado do lugar denominado Cunhas, em Portugal, conforme relatado a seguir. O primeiro a batizar um filho com o sobrenome Cunha foi dom Paio Guterres da Silva, já citado, homem nobre e rico, governador das muitas terras do rei de Portugal, dom Afonso de Leão VI. Ao nascer o seu terceiro filho, dom Paio registrou-o com o nome de Fernão Dias da Cunha, em homenagem ao lugar denominado Cunhas onde se localizava a Quinta da Cunha, que era a sede do governo local, e cujo prédio possuía o formato de uma cunha.

Era um lugar de destaque na região, onde o rei costumava passar os seus dias de descanso. Fernão Dias da Cunha tornou-se o senhor da Quinta da Cunha, vindo a participar do conselho do reino. Ao longo de sua existência ele ocupou várias posições de importância na casa real. Foi o provedor da Ordem de Cristo e mestre da Ordem da Rosa. Por decreto do rei, lhe foi concedido o brasão de armas. Tendo, pois, Fernão Dias como pioneiro, o sobrenome Cunha permaneceu passando para as gerações seguintes até os dias atuais.

Cabe destacar entre os membros da família outras personalidades de destaque: Nuno da Cunha [1487-1539], militar e governador da Índia; Francisco da Cunha, citado em 1540, escritor português; Rodrigo da Cunha, bispo português no Brasil; João Cosme da Cunha.

image

O BRASÃO DOS CUNHA

O brasão é uma insígnia ou distintivo de pessoa ou família nobre conferido, em regra, por grande merecimento.

Assim, por decreto do Rei Dom Afonso de Leão VI, foi conferido à família Cunha o brasão de armas, pelo conceito que ela desfrutava perante a sociedade portuguesa e ao rei, justificativa proposta pelos altos cargos administrativos ocupados por membros da família no reino.

O brasão de armas dos Cunha contém nove cunhas na cor azul, postas em 3, 3 e 3 centímetros. O ouro simboliza a nobreza e generosidade. A cor azul denota fidelidade e firmeza. O timbre contém grifo sainte de ouro, semeado de cunhas na cor azul, com asas de um no outro.A origem do brasão é de Portugal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário