Esse blog é sobre a história da minha família, o meu objetivo é desvendar as origens dela através de um levantamento sistemático dos meus antepassados, locais onde nasceram e viveram e seus relacionamentos inter-familiares. Até agora sei que pertenço as seguintes famílias (nomes que por vezes são escritos de forma diferente): Ramos, Oliveira, Gordiano, Cedraz, Cunha, Carvalho, Araújo, Nunes, Almeida, Gonçalves, Senna, Sena, Sousa, Pinto, Silva, Carneiro, Ferreira, Santos, Lima, Correia, Mascarenhas, Pereira, Rodrigues, Calixto, Maya, Motta…


Alguns sobrenomes religiosos que foram usados por algumas das mulheres da minha família: Jesus, Espirito-Santo...


Caso alguém tenha alguma informação, fotos, documentos antigos relacionado a família é só entrar em contato comigo.


Além desse blog também montei uma árvore genealógica, mas essa só pode ser vista por pessoas que façam parte dela. Se você faz, e gostaria de ter acesso a ela, entre em contato comigo.

sábado, 16 de agosto de 2014

Cidades 1893

 

Achei o livro de Francisco Vicente Vianna, Memória sobre o Estado da Bahia, 1893, no site https://archive.org/details/memriasobreoesta00vian, vou colocar uma parte da descrição que ele fez de algumas cidades abaixo:

Raso (Araci) - “situada n’uma planície perto de uma serra de pequena elevação, cinco léguas para o S. do rio Itapicurú Grande, e duas do rio do Peixe. Compõe-se de um ajuntamento de casas térreas, aceiadas e alinhadas, formando oito ruas e tres praças: Conceição, Machado e Socego. Na primeira d’estas praças acha-se a matriz e um barracão onde tem logar as feiras, que se effectuam duas vezes por semana, nos domingos, concorrendo os povos de Serrinha, Conceição do Coité, Santo Antonio das Queimadas, Tucano e Soure e nas quintas-feiras por ocasião da passagem de negociantes de gado, solas, couros, etc, gêneros que se exportam para Serrinha e Feira de Sant’Anna... Sua caso do Conselho, colocada á rua Dr. José Gonsalves...Na villa há um cemitério, um outro na fazenda Pedra Alta, a seis léguas e um terceiro na fazenda Serra Branca, a oito léguas do Raso, todos construídos por corporações religiosas... A villa tem duas escolas...nasceu a villa de uma fazenda de lavoura e criação pertencente ao capitão José Ferreira de Carvalho, que no anno de 1857, por si, seus filhos e genros, conseguiu edificar uma capella que em 1860 passou a ser filial da freguesia...A villa é creação do acto do governo do estado de 13 de Dezembro de 1890, instalada a 4 de Fevereiro de 1891 pelo vice-intendente da câmara da Serrinha, capitão José Joaquim de Araújo.”

Conceição do Coité - “situada sobre um monte arenoso de pequena elevação, a sete léguas da cidade da serrinha e seis da villa do Riachão do Jacuípe, composta de casas terreas caiadas, formando seis ruas e uma praça, em que se acha a matriz de Nossa Senhora da Conceição, única egreja da villa, havendo apenas mais uma no arraial do valente. N'essa praça tem logar as feiras semanaes. E mais um cemitério em distancia de quinhentos metros da villa, em boa posição, com uma capellinha... A villa possue duas escolas e o arraial do Valente uma.”

Jacobina - “situada sobre ambas as margens, ligadas por uma ponte, do rio Ouro, affluente do Itapicurú-mirim, em um valle formado por duas serras quase paralelas dirigidas de SSO a NNO, composta de casas térreas, assombradadas e sobrados, todas caiadas, pintadas e na maior parte envidraçadas, formando vinte e uma ruas, dez becos e quatro praças. N’uma d’estas, a chamada da matriz, acha-se a egreja parochial de N.S. do Rosario, cujo padroeiro, porém, é Santo Antonio. N’uma outra, a da Conceição, acha-se a egreja d’esta invocação; n’uma terceira de nome Missão, acha-se a egreja assim denominada, havendo mais outra egreja da Senhora Sant’Anna na rua da Capellinha. Na quarta praça, finalmente, chamada Municipal, acha-se a casa do Conselho, de construcção e architectura antiga, mas solida, como o são geralmente as casas da cidade. As feiras semanaes se effectuam nem só na praça da Matriz, como na Municipal. Ha dous cemiterios na cidade, um collocado em uma praça, foi secularisado e interdicto por estar era pessima situação, em um terreno elevado sobre um morro de pedras coberto apenas por uma camada de terra com insufficiente profundidade para as sepulturas, arrampado, produzindo a grave consequência de exalarem os cadaveres emanações putridas sensíveis a certa distancia, e a mais perniciosa de, e a cada aguaceiro correrem as enxurradas para o rio, que corre um pouco abaixo do dito cemitério e em seguida atravessa a cidade, do qual extrae a população a agua para seu uso. O outro foi construido em logar mais afastado da cidade e em condições hygienicas satisfactorias. Na outra extremidade da cidade, no lado occidental, ainda ha uma agglomeração de casas, onde o commercio tem as suas, apesar de terem logar as feiras, como jà ficou dito, nas referidas praças perto da ponte... Mas o que desde principio deu nome a Jacobina e até motivo a sua creação foram as grandes e ricas minas de ouro, que se encontram até dentro da cidade, a cujo descobrimento deram motivos as noticias das decantadas minas de Roberío Dias que se localisaram neste município.”

Serrinha - “situada n’um taboleiro, á margem da Estrada de Ferro do Prolongamento, a quatorze léguas de Alagoinhas com boa edificação de casas térreas geralmente caiadas e pintadas, muitas envidraçadas, e seis sobrados formando diversas ruas asseiadas e calçadas, e três praças das quaes é a mais importante a do Dr. Manuel Victorino, que é grande, arborizada e a noite iluminada por candieiros belgas. Nessa praça é que se acha a matriz de Sant’Anna n’um alto, e a casa do conselho em construcção já muito adiantada com os compartimentos necessarios para suas sessões, jury, quartel etc., e que, depois de concluida será uma das melhores do centro do Estado, nem só pela sua solidez, como pela sua elegancia. N’esta mesma praça tem logar as feiras semanaes. Seu commercio é pequeno e relaciona-se com a capital e Alagoinhas. Ha duas escolas na cidade, uma na povoação do Lamarão, uma na da Manga e outra na da Pedra. Há tambem uma sociedade litteraria intitulada 23 de Novembro... Possue um cemitério e uma capella. É o ponto de ajuntamento dos viajantes dos sertões do Norte que procuram a estrada de ferro para a Bahia.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário