Esse blog é sobre a história da minha família, o meu objetivo é desvendar as origens dela através de um levantamento sistemático dos meus antepassados, locais onde nasceram e viveram e seus relacionamentos inter-familiares. Até agora sei que pertenço as seguintes famílias (nomes que por vezes são escritos de forma diferente): Ramos, Oliveira, Gordiano, Cedraz, Cunha, Carvalho, Araújo, Nunes, Almeida, Gonçalves, Senna, Sena, Sousa, Pinto, Silva, Carneiro, Ferreira, Santos, Lima, Correia, Mascarenhas, Pereira, Rodrigues, Calixto, Maya, Motta…


Alguns sobrenomes religiosos que foram usados por algumas das mulheres da minha família: Jesus, Espirito-Santo...


Caso alguém tenha alguma informação, fotos, documentos antigos relacionado a família é só entrar em contato comigo.


Além desse blog também montei uma árvore genealógica, mas essa só pode ser vista por pessoas que façam parte dela. Se você faz, e gostaria de ter acesso a ela, entre em contato comigo.

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Sobrenome: Oliveira


Encontrado em muitas formas ortográficas, incluindo Oliva, Olivares, Olives, Oliveras, Olivera, Oliveres, e o locacional D' Olivera e De Oliveira, este é um sobrenome do sul da Europa, e mais fortemente associado com a Espanha e a Península Ibérica. Como os sobrenomes Oliver e Olivier, tem duas origens possíveis.

A primeira é uma evolução do antigo romano (Latin) "oliva", que era originalmente um metonímica para um fabricante ou comerciante de azeite de oliva.

A segunda possível origem é germânica, já que os alemães através da tribo Vizigoth governaram a Espanha durante vários séculos até serem expulsos por volta do ano 800dc. O agora popular sobrenome espanhol Álvares ou Alvarez é derivado do início do nome alemão 'Alvaro'. Este era originalmente um composto pré-quinto século que incluia elementos como 'All' que significa 'povo' e 'wer' que significa verdade, o verdadeiro povo. Sem surpresas esse era um nome popular no periodo, e dele foram desenvolvidos formas mais curtas e apelidos como Olive e Vera. Seu efeito provável nos sobrenomes (Oliva e Oliver) não devem ser descontados.

Alguns dos primeiros exemplos desse sobrenome encontrados incluem Nicholas De Olivera em Santa Maria Magdalena, Valladolid, Espanha, em 12 fevereiro de 1603, Pons Olivar em Alayor, Baleares, No dia 11 de dezembro 1614, e Maria Oliveras, em Olot, Girona, em 05 de outubro de 1677. Sanches Olivares foi batizado em Caudet, Albacete, Espanha, em 27 de dezembro de 1720, e Gonzales Oliva, em Santa Ana, Cadiz, em 22 de julho 1779.

O primeiro registro encontrado do sobrenome é o de Richard Oliva, que data de 1207, do rolo da Cúria Regis da cidade de Worcester, Inglaterra, durante o reinado do Rei João da Inglaterra, conhecido como ‘Lackland', 1199-1216.

Sobrenomes se tornaram necessários quando os governos introduziram tributação pessoal. Na Inglaterra, este era conhecido como Poll Tax. Ao longo dos séculos, sobrenomes em todos os países continuaram a "desenvolver", muitas vezes levando a variantes surpreendentes da grafia original.

Nenhum comentário:

Postar um comentário