Esse blog é sobre a história da minha família, o meu objetivo é desvendar as origens dela através de um levantamento sistemático dos meus antepassados, locais onde nasceram e viveram e seus relacionamentos inter-familiares. Até agora sei que pertenço as seguintes famílias (nomes que por vezes são escritos de forma diferente): Ramos, Oliveira, Gordiano, Cedraz, Cunha, Carvalho, Araújo, Nunes, Almeida, Gonçalves, Senna, Sena, Sousa, Pinto, Silva, Carneiro, Ferreira, Santos, Lima, Correia, Mascarenhas, Pereira, Rodrigues, Calixto, Maya, Motta…


Alguns sobrenomes religiosos que foram usados por algumas das mulheres da minha família: Jesus, Espirito-Santo...


Caso alguém tenha alguma informação, fotos, documentos antigos relacionado a família é só entrar em contato comigo.


Além desse blog também montei uma árvore genealógica, mas essa só pode ser vista por pessoas que façam parte dela. Se você faz, e gostaria de ter acesso a ela, entre em contato comigo.

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Conceição do Coité

 

Histórico

A área onde atualmente está erguida a sede do município de Conceição do Coité nasceu das entradas que penetravam o sertão baiano. Cidade plantada na vastidão de um tabuleiro e que tem rica história desde tempos longínquos no segredo dos caminhos que levavam o bandeirante e o aventureiro às minas de ouro e pedras preciosas das Jacobinas, na caminhada do missionário, e mais tarde na marcha lenta dos boiadeiros e tropeiros com suas boiadas e suas tropas de burros do sertão rumo ao recôncavo baiano e do recôncavo baiano rumo ao sertão. Hoje, uma bela e acolhedora cidade de um povo hospitaleiro e trabalhador a qual possui uma forte inclinação empreendedora. Coité, como é carinhosamente chamada, é reconhecida como a RAINHA DO SISAL por sua expressiva produção, industrialização e exportação deste produto. É referência na região também em muitos outros aspectos principalmente pelos avanços que tem alcançado na área econômica e social.


Aspectos Econômicos:


A economia baseia-se na agricultura e pecuária e, considerando o perfil de uma cidade com características semelhantes, tem um excelente comércio lojista, considerado como um pólo comercial entre as cidades circunvizinhas pois atrai pessoas de toda região.Também possui um número significativo de indústrias de pequeno e médio porte.Conceição do Coité é o maior centro de destaque na exploração da cultura do sisal no Estado da Bahia e em nosso País. Aqui o sisal é produzido, beneficiado e depois exportado para outros países através do porto de Salvador. É considerada a CAPITAL DO SISAL, pelo fato de funcionar como importante entreposto de comercialização do agave (sisal) para outras regiões e, também, por receber a produção das outras cidades da redondeza, fazendo seu beneficiamento e vendendo para as indústrias que, por sua vez, exportam para outros países. Além disso, o município é produtor de milho, feijão, vem se destacando na agroindústria da mandioca e seus subprodutos assim como na caprino cultura e ovinocultura onde abriga todos os anos uma das melhores exposições e feiras do gênero no Brasil.

Histórico
Conceição do Coité Bahia – BA


No final do século XVIII, iniciou-se a penetração no território com a influência do povoamento das áreas dos atuais municípios Feira de Santana, Serrinha, Jacobina e Riachão do Jacuípe. Formou-se o povoado "Coité" ou "Cuité", pertencente a Jacobina. Segundo a tradição, os povoadores, remanescentes de uma Bandeira, procediam de Serrinha.


Edificou-se a capela de Nossa Senhora da Conceição, em terreno doado por João Benevides.


Em 1855, criou-se a freguesia de Nossa Senhora da Conceição do Coité.
Conceição do Coité integrou o município de Riachão do Jacuípe de 1879 a 1890.
O topônimo refere-se à Santa homenageada com a primeira capela e à denominação inicial Coité, vocábulo tupi que significa "cuia"(vasilha côncava feita de casca de cabaça).


Os nativos de Conceição do Coité são chamados coiteenses.


Gentílico: coiteense


Formação Administrativa


Distrito criado com a denominação de Conceição do Coité, pela lei provincial n.º 539, de 09-05-1855, subordinado ao município Riachão de Jacuípe.


Elevado à categoria de vila com a denominação de Conceição do Coité, por ato de 17 ou 18-12-1890, desmembrado de Riachão do Jacuípe. Sede na antiga povoação de Conceição do Coité. Constituído do distrito sede. Instalada em 30-12-1890.


Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, a vila aprece constituído de 2 distritos: Conceição do Coité e Arraial do Valente.


Pelo decreto estadual n.º 7455, de 23-06-1931, é extinto a vila de conceição do Coité, sendo seu território anexado ao município de Riachão de Jacuípe.
Pelo decreto estadual n.º 7479, de 08-07-1931, o distrito de Conceição do Coité deixa de pertencer ao município de Riachão de Jacuípe para ser anexado ao município de Jacuípe, criado pelo dito decreto.


Elevado novamente à categoria de município com a denominação de Conceição do Coité, pelo decreto n.º 8528, de 07-07-1933, desmembrado de Jacuípe.
Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o município é constituído de 2 distritos: Conceição do Coité e Valente.


Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1950.
Pela lei estadual n.º 628, de 30-12-1953, são criados os distritos de Retirolândia ex­povoado e Salgadália ex-povoado de Coité e anexados ao município de Conceição do Coité.


Em divisão territorial datada de 1-VII-1955, o município é constituído de 4 distritos: Conceição do Coité, Retirolândia, Salgadália e Valente.
Pela lei estadual nº 1016, de 12-08-1958, desmembra do município de Conceição do Coité o distrito de Valente. Elevado à categoria de município.
Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído de 3 distritos: Conceição do Coité, Retirolãndia e Salgadália.


Pela lei estadual n.º 1752, de 27-07-1962, desmembra do município de Conceição do Coité o distrito de Retirolândia. Elevado à categoria de município.


Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído de 2 distritos: Conceição do Coité e Salgadália.


Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-I-1979.


Pela lei estadual nº 4052, de 14-05-1982, é criado o distrito de Joazeiro ex-povoado e anexado ao município de Conceição do Coité.


Em divisão territorial datada de 1-VII-1983, o município é constituído de 3 distritos: Conceição do Coité, Joazeiro e Salgadália.


Assim permanecendo em divisão territorial datada de 17-VII-1997
Pela lei n.º , de , é criado o distrito de Bandiaçu e anexado ao município de Conceição do Coité.


Em divisão territorial datada de 2003, o município é constituído de 4 distritos: Conceição do Coité, Bandiaçu, Joazeiro e Salgadália.


Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.


Em 2007 é criado o distrito de São João pela lei 448 de 22 de agosto de 2007.

Fonte: http://www.ibge.gov.br/cidadesat/painel/painel.php?codmun=290840
(Acessado em 28 de Setembro de 2012)

Nenhum comentário:

Postar um comentário