Esse blog é sobre a história da minha família, o meu objetivo é desvendar as origens dela através de um levantamento sistemático dos meus antepassados, locais onde nasceram e viveram e seus relacionamentos inter-familiares. Até agora sei que pertenço as seguintes famílias (nomes que por vezes são escritos de forma diferente): Ramos, Oliveira, Gordiano, Cedraz, Cunha, Carvalho, Araújo, Nunes, Almeida, Gonçalves, Senna, Sena, Sousa, Pinto, Silva, Carneiro, Ferreira, Santos, Lima, Correia, Mascarenhas, Pereira, Rodrigues, Calixto, Maya, Motta…


Alguns sobrenomes religiosos que foram usados por algumas das mulheres da minha família: Jesus, Espirito-Santo...


Caso alguém tenha alguma informação, fotos, documentos antigos relacionado a família é só entrar em contato comigo.


Além desse blog também montei uma árvore genealógica, mas essa só pode ser vista por pessoas que façam parte dela. Se você faz, e gostaria de ter acesso a ela, entre em contato comigo.

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Estação de trem de SALGADÁLIA (antiga COITÉ e SALGADA)

Município de Conceição do Coité, BA

Linha Centro - km 264,518 (1960)
BA-2227

x
Inauguração: 1885

Uso atual: moradia
com trilhos

Data de construção do prédio atual: n/d

HISTORICO DA LINHA: A linha que ligou efetivamente a estação de São Francisco, em Alagoinhas, ao rio São Francisco, em Juazeiro, foi aberta entre 1880 e 1896 pelo Governo brasileiro, que deu a concessão a, segundo algumas fontes, Miguel Argolo. Em bitola métrica, seus trens partiam da estação de São Francisco, onde chegava uma linha em bitola larga (1m60), a E. F. Bahia ao São Francisco. Em 1911, essa linha teve a bitola reduzida e as duas linhas foram unidas sob a concessão dos franceses da Cia. Chemins de Fer Federaux du L'Est Brésilien. Em 1935, tudo virou parte da VFFLB, estatal, e a linha passou a se chamar Linha Centro. Em 1957, foi uma das formadoras da RFFSA. Em 1975, deixou de existir o nome VFFLB. Ainda circulavam trens de passageiros entre Alagoinhas e Senhor do Bonfim até 1989. Em 1996, passou a ser concessão da Ferrovia Centro-Atlântica. Tem tráfego de cargueiros até hoje.

A ESTAÇÃO: A estação de Salgada foi inaugurada em 1885, segundo o Guia Geral de 1960, mas Cyro Deocleciano afirma em seu livro de 1886 que todo o trecho além da estação de São Franciscoestava em construção nessa época, citando no trecho a ser aberto o nome da estação. Em 1940, a situação do pátio era bem ruim - e a estação já se chamava Coité: "A estação de Coité é de madeira.

image

ACIMA: Trem de passageiros parado na estação ferroviária de Salgadália, possivelmente anos 1950 (Autor desconhecido).


O armazém é um carro velho de mercadorias. A casa de turma precisa de reparos gerais
" (Boletim da Associação Brasileira de Engenharia Ferroviária, nro. 4, 12/1940, p. 506). Posteriormente o nome foi alterado para Salgadália nos anos 1940. A estação fica a 19 quilômetros do centro do município de Conceição do Coité. O prédio hoje está descaracterizado e mal cuidado.
(Fontes: Roosevelt Reis, 2008; Daniel Gentili; João Gonçalves Pereira Neto; Tiago de Assis Batista; Cyro Deocleciano R. Pessoa Jr.: Estudo Descritivo das Estradas de Ferro do Brazil, 1886; Associação Brasileira de Engenharia Ferroviária: Boletim, 1940; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1932-84; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)

Nenhum comentário:

Postar um comentário