Esse blog é sobre a história da minha família, o meu objetivo é desvendar as origens dela através de um levantamento sistemático dos meus antepassados, locais onde nasceram e viveram e seus relacionamentos inter-familiares. Até agora sei que pertenço as seguintes famílias (nomes que por vezes são escritos de forma diferente): Ramos, Oliveira, Gordiano, Cedraz, Cunha, Carvalho, Araújo, Nunes, Almeida, Gonçalves, Senna, Sena, Sousa, Pinto, Silva, Carneiro, Ferreira, Santos, Lima, Correia, Mascarenhas, Pereira, Rodrigues, Calixto, Maya, Motta…


Alguns sobrenomes religiosos que foram usados por algumas das mulheres da minha família: Jesus, Espirito-Santo...


Caso alguém tenha alguma informação, fotos, documentos antigos relacionado a família é só entrar em contato comigo.


Além desse blog também montei uma árvore genealógica, mas essa só pode ser vista por pessoas que façam parte dela. Se você faz, e gostaria de ter acesso a ela, entre em contato comigo.

domingo, 5 de março de 2017

Gordiano

Gordiano: GIORDANI: GIORDANO: Giordiani
clip_image001_thumb
Bastante difundido por toda a Italia, à base é o nome Giordano, comum na idade média alta. Esse sobrenome já era documentado, em registros de língua Latim, do cristianismo do século II e III. A tradução da palavra Giordano em português é Jordão. Essa palavra provavelmente provém do latim Gordianus.
Os primeiros cristãos assumiram voluntariamente como sobrenome, o nome do rio palestino, onde Jesus foi batizado, no latim de Iordanu(m) e no grego Iordánes e um ou outro do hebreu Yarden, que provavelmente provém do nome yarad "deslizar, fluir".
Hoje em dia, possui uma dualidade aramaica e literalmente significaria então "(rio dado forma de) dois rios".



Nenhum comentário:

Postar um comentário