Olá pessoal, recebi um pedido de Jadione Cordeiro de Almeida e resolvi repassar para vocês:
“Estou escrevendo meu projeto cujo título é A LEITURA E ESCRITA DE MULHERES NOS SERTÕES DOS TOCÓS ATÉ OS ANOS 1960. Serve qualquer coisa que homens e mulheres liam e escreviam à sua época, mas principalmente escrita e livros de mulheres, como mãe, avó, bisavós, etc. Pode ser: carta, bilhete, cadernos de poesia (como de sua vó), cadernos de reza, cadernos de receitas, papel avulso, livros antigos manuscritos ou impressos, diários, postais, documentos pessoais para coletar dados, etc.
Por meio deles, pode-se perceber o que as mulheres gostavam e/ou conseguiam ler, já que elas eram normalmente proibidas pelos pais de ler e escrever segundo muitos autores.
Tudo seria escaneado ou fotografado por mim, folha por folha. A família assina (você) um termo autorizando. As fotos precisam ficar dento de um padrão exigido e no mesmo modelo das que já fiz.
Ademais, teria de entrevistar alguém da família para saber sobre a família, seu costumes, hábitos de leitura e escrita, se avós, e pais eram alfabetizados, etc.
Meus telefones: (75) 91211335, 81474290. Meu face: Jade Almeida. jadionealmeida@gmail.com
Muito grato desde já! Se puder me ajudar, seria muito bom!”
Obs: SERTÃO DOS TOCÓS não é um nome com o qual as pessoas estejam habituadas hoje em dia, mas era assim que as terras situadas entre o Tabuleiro de Quererá e os Rios Itapicuru e Jacuípe eram conhecidas. E era nesse Sertão dos Tócos onde ficavam o Arraial de Água Fria e as fazendas Sacco do Moura, Serrinha, Tamboatá (ou Tambuatá) , Massaranduba, Pindá, Cuyaté, etc. Hoje abrange os atuais municípios de Queimadas, Tucano, Araci (Raso), Coité, Serrinha e Riachão do Jacuípe.
Nenhum comentário:
Postar um comentário