Esse blog é sobre a história da minha família, o meu objetivo é desvendar as origens dela através de um levantamento sistemático dos meus antepassados, locais onde nasceram e viveram e seus relacionamentos inter-familiares. Até agora sei que pertenço as seguintes famílias (nomes que por vezes são escritos de forma diferente): Ramos, Oliveira, Gordiano, Cedraz, Cunha, Carvalho, Araújo, Nunes, Almeida, Gonçalves, Senna, Sena, Sousa, Pinto, Silva, Carneiro, Ferreira, Santos, Lima, Correia, Mascarenhas, Pereira, Rodrigues, Calixto, Maya, Motta…


Alguns sobrenomes religiosos que foram usados por algumas das mulheres da minha família: Jesus, Espirito-Santo...


Caso alguém tenha alguma informação, fotos, documentos antigos relacionado a família é só entrar em contato comigo.


Além desse blog também montei uma árvore genealógica, mas essa só pode ser vista por pessoas que façam parte dela. Se você faz, e gostaria de ter acesso a ela, entre em contato comigo.

sábado, 16 de março de 2013

Ana Bernardina

 

Em alguns documentos o nome de Ana Bernardina aparece como Ana Bernardina de Almeida e em outros como Ana Bernardina de Jesus.

Filha legítima de Manoel Joaquim Ramos de Almeida e Izabel Maria de Jesus. Creio que o nome dela devia ser Ana Bernardina Jesus de Almeida ou Ana Bernardina de Jesus Almeida. Não encontrei nenhum documento até agora com o nome completo dela, em todos os documentos colocam um sobrenome ou outro, mesmo em documentos tirados depois do seu casamento ela continua usando sempre um dos dois sobrenomes de solteira, nunca o do marido.

Recentemente descobri que de Jesus não é necessariamentente um sobrenome, os pais ao invés de colocar o próprio sobrenome nas filhas costumavam registra-las com sobrenomes religiosos (de Jesus, do Espirito Santo, das Virgens, das Graças, da Conceição, dos Anjos, etc).

Um comentário:

  1. ola bom dia!! primeiramente gostaria de lhe parabenizar e lhe agradecer por vc ter feito esse blog, meu nome é rodrigo gordiano, eu faço parte da arvore geneologica de dona ana bernardina, se puder me manda seu watzap pro meu numero: 71-997366599

    ResponderExcluir