Esse blog é sobre a história da minha família, o meu objetivo é desvendar as origens dela através de um levantamento sistemático dos meus antepassados, locais onde nasceram e viveram e seus relacionamentos inter-familiares. Até agora sei que pertenço as seguintes famílias (nomes que por vezes são escritos de forma diferente): Ramos, Oliveira, Gordiano, Cedraz, Cunha, Carvalho, Araújo, Nunes, Almeida, Gonçalves, Senna, Sena, Sousa, Pinto, Silva, Carneiro, Ferreira, Santos, Lima, Correia, Mascarenhas, Pereira, Rodrigues, Calixto, Maya, Motta…


Alguns sobrenomes religiosos que foram usados por algumas das mulheres da minha família: Jesus, Espirito-Santo...


Caso alguém tenha alguma informação, fotos, documentos antigos relacionado a família é só entrar em contato comigo.


Além desse blog também montei uma árvore genealógica, mas essa só pode ser vista por pessoas que façam parte dela. Se você faz, e gostaria de ter acesso a ela, entre em contato comigo.

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Sobrenome Gordiano

 

Através dos séculos o sobrenome Gordiano pode ter sofrido várias mudanças, e a forma atual, de acordo com as nossas pesquisas, parece ser diferente do original. É importante perceber que o sobrenome pode ter passado por vários dialetos, contradições, encurtado, mudança de som, erros de transcrição e mudanças voluntárias. Por isso acreditamos que o sobrenome Gordiano veio originalmente do Giordano, sobre o qual podemos passar as seguintes informações históricas e heráldicas tiradas de fontes bibliograficas de Araldicus. O sobrenome Giordano era um nome de batismo “O filho do Jordão”. Esse grande nome era dado aos cruzados que retornavam do Rio Jordão que flui para fora do Mar da Galileia e para dentro do Mar Morto. Era comum eles trazerem frascos com a água do rio, em que João Batista havia batizado pessoas, incluindo Jesus Cristo, para usarem nos batismos de seus próprios filhos. Por isso Jordão se tornou um nome de batismo bem comum.

Giordano, Gordan, Gordin

Fonte: Araudicus.Adv

Nenhum comentário:

Postar um comentário