Histórico
O território integrava primitivamente o Município de Conceição do Coité.
Segundo a tradição, havia no local denominado Caldeirão onde se encontra a Sede Municipal, uma fonte que servia de parada para os boiadeiros dar água a seus rebanhos.
O povoamento teve início em volta da citada fonte a partir da chegada de boiadeiros vindos de outras regiões a fim de domarem um touro que havia se desgarrado da manada, os mesmos começaram a fixar-se no local. Formou-se o Povoado Caldeirão do Boi Valente.
Mais tarde mudou-se a denominação para Caldeirão do Valente, e finalmente para Valente quando da criação do distrito em 1900.
Gentílico: valentense
Formação Administrativa
Distrito criado com a denominação de Valente em 1900. Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, figura no município de Conceição do
Coité o distrito de Valente. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1955. Elevado à categoria de município com a denominação de Valente, pela lei estadual nº 1016, de 12-08-1958, desmembrado de Conceição do Coité. Sede no atual distrito de Valente ex-povoado de Caldeirão do Valente. Constituído do distrito sede. Instalado em 07-04-1959. Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.
Nenhum comentário:
Postar um comentário