Esse blog é sobre a história da minha família, o meu objetivo é desvendar as origens dela através de um levantamento sistemático dos meus antepassados, locais onde nasceram e viveram e seus relacionamentos inter-familiares. Até agora sei que pertenço as seguintes famílias (nomes que por vezes são escritos de forma diferente): Ramos, Oliveira, Gordiano, Cedraz, Cunha, Carvalho, Araújo, Nunes, Almeida, Gonçalves, Senna, Sena, Sousa, Pinto, Silva, Carneiro, Ferreira, Santos, Lima, Correia, Mascarenhas, Pereira, Rodrigues, Calixto, Maya, Motta…


Alguns sobrenomes religiosos que foram usados por algumas das mulheres da minha família: Jesus, Espirito-Santo...


Caso alguém tenha alguma informação, fotos, documentos antigos relacionado a família é só entrar em contato comigo.


Além desse blog também montei uma árvore genealógica, mas essa só pode ser vista por pessoas que façam parte dela. Se você faz, e gostaria de ter acesso a ela, entre em contato comigo.

quinta-feira, 15 de março de 2012

Valente - BA

 

Histórico

 
O território integrava primitivamente o Município de Conceição do Coité.
Segundo a tradição, havia no local denominado Caldeirão onde se encontra a Sede Municipal, uma fonte que servia de parada para os boiadeiros dar água a seus rebanhos.


O povoamento teve início em volta da citada fonte a partir da chegada de boiadeiros vindos de outras regiões a fim de domarem um touro que havia se desgarrado da manada, os mesmos começaram a fixar-se no local. Formou-se o Povoado Caldeirão do Boi Valente.

Mais tarde mudou-se a denominação para Caldeirão do Valente, e finalmente para Valente quando da criação do distrito em 1900.

Gentílico: valentense


Formação Administrativa
Distrito criado com a denominação de Valente em 1900. Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, figura no município de Conceição do
Coité o distrito de Valente.  Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1955. Elevado à categoria de município com a  denominação de Valente, pela lei estadual nº 1016, de 12-08-1958, desmembrado de Conceição do Coité. Sede no atual distrito de Valente ex-povoado de Caldeirão do Valente. Constituído do distrito sede. Instalado em 07-04-1959. Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário