Esse blog é sobre a história da minha família, o meu objetivo é desvendar as origens dela através de um levantamento sistemático dos meus antepassados, locais onde nasceram e viveram e seus relacionamentos inter-familiares. Até agora sei que pertenço as seguintes famílias (nomes que por vezes são escritos de forma diferente): Ramos, Oliveira, Gordiano, Cedraz, Cunha, Carvalho, Araújo, Nunes, Almeida, Gonçalves, Senna, Sena, Sousa, Pinto, Silva, Carneiro, Ferreira, Santos, Lima, Correia, Mascarenhas, Pereira, Rodrigues, Calixto, Maya, Motta…


Alguns sobrenomes religiosos que foram usados por algumas das mulheres da minha família: Jesus, Espirito-Santo...


Caso alguém tenha alguma informação, fotos, documentos antigos relacionado a família é só entrar em contato comigo.


Além desse blog também montei uma árvore genealógica, mas essa só pode ser vista por pessoas que façam parte dela. Se você faz, e gostaria de ter acesso a ela, entre em contato comigo.

terça-feira, 2 de agosto de 2016

Serrinha – História

 

Histórico

A história serrinhense começa com a migração dos índios da tribo Tapuia, mais especificamente os da nação dos Cariris, do litoral para o sertão baiano.

No início do século XVII, os colonizadores portugueses abriram a estrada das boiadas que ligava a capital da colônia ao alto sertão do São Francisco. E foi na Capitania da Bahia que surgiu a Fazenda Serrinha com a finalidade de criar gado e servir de local de descanso de homens e animais. Já no final do século XIX tornou-se centro comercial e agropecuário recebendo foros de cidade.

A Lei Provincial nº 1.069 de 13 de junho de 1876, elevou o Arraial de Serrinha á categoria de Vila e foi criado o Município de Serrinha, com território desmembrado do município de Purificação dos Campos.

Nesse período de mais de 200 anos, houve a compra da Fazenda Serrinha por Bernardo da Silva que iniciou a expansão do logradouro com a construção da capela em louvor a Senhora Santana, concluída em 1780, onde foi enterrado Bernardo da Silva e a inauguração, em 1880, da estrada de ferro ligando Serrinha à Salvador.

Em 30 de junho de 1891, a então Vila de Serrinha recebeu ?foros? de cidade através de ato assinado pelo Barão de Lucena, mas a instalação solene da cidade ocorreu em 30 de agosto de 1891.

A proclamação da Republica em conjunto à elevação de Serrinha a cidade, fez com que fossem feitas mudanças no cenário politico serrinhense com a nomeação do 1º intendente Marianno Silva Ribeiro em 03 de março de 1890.

Durante mais de 70 anos a economia e a sociedade local foram influenciados pela presença da estrada de ferro, afinal este foi o principal meio que interligava Serrinha à Salvador e Alagoinhas tanto para transporte de pessoas quanto para o transporte de mercadorias.

Em 1964, com os governos militares, foram priorizados projetos rodoviáriospor todo país, e Serrinha foi interligada à capital e ao Centro-Sul do país através da BR-116 (Rio-Bahia). Este fato auxiliou na decadência do sistema ferroviário do país e em Serrinha não foi diferente, a conhecida estação da Leste caiu em desuso e hoje, é utilizada apenas para o transporte de cargas.

Em 1984, a Compania Vale do Rio Doce, instalou-se no município de Teofilândia (ex-distrito de Serrinh) com a exploração de uma mina de ouro na Fazenda Brasileiro. A presença da mesma na região foi um fato motivador na sociedade local, visto que a Vale gerou centenas de empregos e os investimentos na região.

Em 21 de setembro de 2005, a cidade de Serrinha é contemplada com a Diocese de Serrinha, seu primeiro Bispo é Dom Otorrino Assolari que assumiu a Diocese no dia 18 de dezembro do mesmo ano.

Fonte: IBGE: fRANCO,Tasso , Serrinha Colonização Portuguesa numa cidade do Sertão da Bahia:

Nenhum comentário:

Postar um comentário