Serrinha teve como seus primeiro habintantes os indíos da nação Cariri. Entretanto, foi a chegada do português Bernardo da Silva, comandante de uma expedição da colonização portuguesa, em 1715, que a organização urbana da cidade se deu. Assim, foi iniciada a construção de uma capela sob a inovação da Senhora Santana.
A capela era filiada a freguesia de São João de Água Fria. Nesse tempo o povoado já possuía 16 casas cobertas de telhas e servia de pousada para visitantes, comerciantes e lojas de tropeiros que se destinavam ao Rio São Francisco.
Em 1 de junho de 1838, a lei número 67 criou o Distrito de Paz de Serrinha e levou a capela à categoria, com paróquia própria, pelo Arcebispo D. Romualdo Antônio Seixas. Em 24 de outubro de 1763 foi nomeado capelão o Pe. Antônio Manuel de Oliveira. A igreja Matriz de Serrinha foi concluída em 1780 e possui uma inscrição de mármore no frontefício com os seguintes dizeres:
"Louvado seja o Santíssimo Sacramento e a imaculada conceição da Virgem Nossa Senhora concebida sem pecado original"
Pela Lei Provincial número 1.069 de 13 de junho de 1876, foi o Arraial de Serrinha elevado à categoria de Vila e criado o Município de Serrinha, com território desmembrado do município de Purificação dos Campos, sendo inaugurado a 11 de janeiro de 1877.
A Vila de Serrinha recebeu foros de "cidade" pelo Ato Estadual de 30 de junho de 1981, assiando pelo Barão de Lucena, fato que constou da data de 4 de junho de 1891 do Conselho Municipal de Serrinha.
A instalação solene da cidade ocorreu em 30 de agosto de 1891 segundo consta a ata do Conselho Municipal de Serrinha do referido dia. Mais de um século decorrido do município de Serrinha vai avançando no seu crescimento e desenvolvimento.
Fonte: http://www.serrinha.ba.gov.br
Nação de indios Cariri não imaginava, indios Biritinga tai essa deve ser a origem da cidade de Biritinga. podemos ter antepassados lá também. parabéns por mais esse texto.
ResponderExcluir