Esse blog é sobre a história da minha família, o meu objetivo é desvendar as origens dela através de um levantamento sistemático dos meus antepassados, locais onde nasceram e viveram e seus relacionamentos inter-familiares. Até agora sei que pertenço as seguintes famílias (nomes que por vezes são escritos de forma diferente): Ramos, Oliveira, Gordiano, Cedraz, Cunha, Carvalho, Araújo, Nunes, Almeida, Gonçalves, Senna, Sena, Sousa, Pinto, Silva, Carneiro, Ferreira, Santos, Lima, Correia, Mascarenhas, Pereira, Rodrigues, Calixto, Maya, Motta…


Alguns sobrenomes religiosos que foram usados por algumas das mulheres da minha família: Jesus, Espirito-Santo...


Caso alguém tenha alguma informação, fotos, documentos antigos relacionado a família é só entrar em contato comigo.


Além desse blog também montei uma árvore genealógica, mas essa só pode ser vista por pessoas que façam parte dela. Se você faz, e gostaria de ter acesso a ela, entre em contato comigo.

quinta-feira, 21 de maio de 2015

Brasões das Famílias Carvalho, Carvalhais, Carvalhal e Carvalhal Bem-feito

 

image

O sobrenome Carvalho tem origem em uma árvore de mesmo nome, o carvalho é uma árvore imponente que constitue grandes florestas e bosques de carvalhos, que são chamados de carvalhais, e no seu singular carvalhal.
Durante a Idade Média vários profissionais dependiam dos carvalhos, sendo eles lenhadores, marceneiros, construtores de casas, caçadores e criadores de porcos, é provável que sejam estes os primeiros a usarem Carvalho como apelido.


A presença destas árvores serviu também para denominar regiões, como uma aldeia nos arredores de Coimbra, onde possivelmente surgiu oficialmente sobrenome Carvalho e a linhagem nobre da família.


Quanto aos sobrenomes Carvalhais e Carvalhal Bem-feito, seriam variações do sobrenome Carvalhal que por sua vez surgiu na apologia a terras onde havia carvalhos, referencias mais antigas ao sobrenome carvalhal datam do inicio do século XIV, em que é citado certo D. Álvaro Gil de Carvajal, que seria o patriarca da linhagem nobre da família Carvalhal, este por sua vez era bisneto de Gonçalo Gonçalves de Carvajal, quem alguns autores consideram ser filho do rei D. Bermudo II de Leão. O nome Carvajal teria se tornado Carvalhal na geração seguinte a de D. Álvaro Gil de Carvajal.


Quanto aos Brasões das famílias Carvalhal, Carvalhais e Carvalhal Bem-feito, todas compartilham um único brasão, o brasão abaixo com o timbre de uma torre ornada com folhas de carvalho, porém a família Carvalhal tem mais um brasão, o com uma fortaleza de prata sobre um fundo vermelho, cujo timbre é um mouro atravessado por uma lança, porem este ultimo é exclusivo a família Carvalhal.

Fonte: http://historicobrasaodefamiliass.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário