Esse blog é sobre a história da minha família, o meu objetivo é desvendar as origens dela através de um levantamento sistemático dos meus antepassados, locais onde nasceram e viveram e seus relacionamentos inter-familiares. Até agora sei que pertenço as seguintes famílias (nomes que por vezes são escritos de forma diferente): Ramos, Oliveira, Gordiano, Cedraz, Cunha, Carvalho, Araújo, Nunes, Almeida, Gonçalves, Senna, Sena, Sousa, Pinto, Silva, Carneiro, Ferreira, Santos, Lima, Correia, Mascarenhas, Pereira, Rodrigues, Calixto, Maya, Motta…


Alguns sobrenomes religiosos que foram usados por algumas das mulheres da minha família: Jesus, Espirito-Santo...


Caso alguém tenha alguma informação, fotos, documentos antigos relacionado a família é só entrar em contato comigo.


Além desse blog também montei uma árvore genealógica, mas essa só pode ser vista por pessoas que façam parte dela. Se você faz, e gostaria de ter acesso a ela, entre em contato comigo.

quarta-feira, 15 de abril de 2015

Brasão da Família Nunes

image

O sobrenome Nunes surgiu durante a Idade Média na península Ibérica, o nome Nunes servia para dizer que aquele indivíduo era filho de Nuno ou vinha das terras de alguém chamado Nuno, dessa forma não existe uma origem única para a família Nunes. Há também uma serie de variação do sobrenome na Espanha, sendo as mais comuns Nunez, Nuñez, Nuno e Nuño.

Muitos acreditam que o nome Nuno venha do hebraico, onde Nuno significa peixe, dando uma origem judaica ao nome, porem é mais provável que o nome tenha vindo do latim nonio, nona ou nonus, que significa nono e gerou a variação ibérica Nuno.

Ao lado os dois brasões da família Nunes, um traz uma folha de palmeira sobre um fundo de ouro, já o outro bem mais comum, é um brasão partido de prata e vermelho, sendo a parte de prata costada por uma contrabarra azul, na outra banda um leão de ouro cercado por quatro merletas de ouro (pássaros semelhantes a andorinhas e significam a busca da sabedoria e a educação), muitos representam erradamente este ultimo brasão sem as merletas.

Fonte: http://historicobrasaodefamiliass.blogspot.com.br

23 comentários:

  1. Meu nome é Renato da Cunha Nunes, meu pai era Antonio Fortunato Nunes, português da cidade de Vila do Conde. Sempre identifiquei o brasão dividido em vermelho e prata com uma faixa azul do lado prateado como o brasão da minha família, como sou professor de história, me interesso pelo assunto e quando tenho tempo faço algumas pesquisas, e foi assim que descobri com surpresa, esse segundo brasão com um ramo de palmeira em um fundo dourado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu nome Renato Nunes campos

      Excluir
    2. Oi Renato sou Patrícia Nunes da Silva.
      Minha mãe Trindade Fortunato Nunes. Pai e mãe Paulino Fortunato Nunes
      Joséfa Francisca de Jesus Fortunato Nunes
      Dl meu pai Vitórino justiniano da Silva
      Bisa, Deolinda Fortunato
      Avó Francisco Evaristo de Oliveira. Se você puder me ajudar desde já quero agradecê-lo

      Excluir
    3. OI Patrícia. Me diga como posso te ajudar?
      Quais são suas principais dúvidas?

      Excluir
  2. Olá Renato, sou de uma das famílias NUNES originada pelo meu bisavô na Bahia. Estou fazendo a árvore genealógica da família. Como posso descobrir a origem do meu sobrenome ? me indique por favor o caminho que vc fez. Meu email é ligiassa@gmail.com.
    Agradeço muito sua ajuda em resgatar essa informação.
    Ligia Nunes

    ResponderExcluir
  3. Ola Meu Nome é Daniel Nunes Novais.como saber qual seria minha Arvore Geneologica?meu contao via watss.(67)999252897

    ResponderExcluir
  4. Silmara Nunes da cunha5 de junho de 2022 às 16:34

    Meu nome Silmara Nunes da cunha meu email mara.mangolin@hotmail.com quero saber como fazer minha árvore genealógica obg

    ResponderExcluir
  5. Me chamo Antonio Nunes, meu bisavô João Nunes da Silva veio de uma cidade na época chamada Santa Clara em Pernambuco para o Ceará onde a família tomou crescimento. Alguém que leia este comentário e saiba alguma informação referente à família Nunes nesta cidade cidadã em Pernambuco entrar em contato nunesant27@gmail.com

    ResponderExcluir
  6. Todos colocam email e pedem árvore genealogia já querem mastigado kkkk já ouviram falar em cartório então correm atrás certidões e fazem vcs mesmo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mal humorado vc nada humilde quem sabe. Vc um dia precise de pessoas

      Excluir
  7. Curiosidade ,eu sidronia Nunes Pantojo

    ResponderExcluir
  8. Meu nome é descendência nunes,sempre tive vontade de saber a minha descendência, mas na verdade eu nuca vou saber pois não sei se sou fillha deste homem que me registrou☹️Pois quando estava com 18 anos descobrir que minhas irmãs gemias não era minhas irmãs por parte de pai😡então fica difícil saber se minha mãe fala a verdade sobre meu pai verdadeiro já que ele deu o nome do meu suposto pai a minhas irmã gemias que tem um outro pai☹️😓

    ResponderExcluir
  9. Olá meu nome é Júlio Inácio Nunes filho de Antônio Inácio Nunes e neto de Inácio Antônio Nunes, fiquei muito impressionado com às informações que obtive aquí, olha eu sou Moçambicano e sei que este apelido vem por parte dos portugueses, pois durante décadas eles nos colonizaram, e gostaria também de fazer a minha árvore genealógica para saber se ainda tenho familiares vivos não só em Portugal como a volta do mundo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hã meu contacto WhatsApp é (258) 84 478 2056 Júlio Inácio Nunes.

      Excluir
  10. Sou de Linhares ES.
    Gostaria de saber a genealogia da minha familia.
    Weksley Machado Nunes.
    machadonunes40@gmail.com

    ResponderExcluir
  11. Oi sou dá desce descendência Nunes filha de Rubens Nunes e que teve nove irmãos entre homens e mulheres más não mantenho contato com eles pois moram longe da minha cidade e perdi o contato telefônico sei que meus avós eram de Curitiba Paraná e meu Avô se chamava Gramalherf Nunes más nada sei dá origem de seu sobrenome de onde veio qual sua real descendência Nunes prá mim é uma incógnita incógnita esse sobrenome?

    ResponderExcluir
  12. Meu Avô João António Nunes, natural de Mora, Évora.
    Sei que na Vila De Mora, havia a Família Nunes, originária dos Judeus Safardistas.
    Como posso saber se havia algum Brasão associado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que eu saiba existem pelo menos três brasões associados a família nunes, o mais conhecido e considerado o "oficial" é aquele Bipartido com um lado vermelho e o outro prata com uma faixa diagonal azul.
      Na internet procure um site sobre brasões, você mesmo pode confirmar.

      Excluir
  13. sou João Batista Nunes de Lima, sou de Fortaleza CE Brasil, a indícios muito forte que somos Portugueses que migraram para o Brasil. queria saber tudo sobre meus antepassadosjoaobatistanunesdelima

    ResponderExcluir
  14. Tenho um dicionário em que a palavra Nunes é sinônimo de " ímpar"

    ResponderExcluir
  15. sou marcio nunes neto de Cecy nunes portugal

    ResponderExcluir