Esse blog é sobre a história da minha família, o meu objetivo é desvendar as origens dela através de um levantamento sistemático dos meus antepassados, locais onde nasceram e viveram e seus relacionamentos inter-familiares. Até agora sei que pertenço as seguintes famílias (nomes que por vezes são escritos de forma diferente): Ramos, Oliveira, Gordiano, Cedraz, Cunha, Carvalho, Araújo, Nunes, Almeida, Gonçalves, Senna, Sena, Sousa, Pinto, Silva, Carneiro, Ferreira, Santos, Lima, Correia, Mascarenhas, Pereira, Rodrigues, Calixto, Maya, Motta…


Alguns sobrenomes religiosos que foram usados por algumas das mulheres da minha família: Jesus, Espirito-Santo...


Caso alguém tenha alguma informação, fotos, documentos antigos relacionado a família é só entrar em contato comigo.


Além desse blog também montei uma árvore genealógica, mas essa só pode ser vista por pessoas que façam parte dela. Se você faz, e gostaria de ter acesso a ela, entre em contato comigo.

sexta-feira, 27 de junho de 2014

Fotos Antigas de Jacobina

 

image

A foto mostra a praça Castro Alves, de Jacobina. Foi feita nos anos 60 e flagra o momento em que uma procissão se inicia em frente da igreja matriz. Hoje, nesta mesma praça, a cidade mantém alguns dos prédios em estilo colonial, mas nem a praça é a mais a mesma, nem a matriz, que ganhou a segunda torre.

image

A foto abaixo mostra a mesma praça da Matriz, nominada anos mais tarde praça Castro Alves, em um tempo muito anterior. Calculo uns 20 anos. Não havia ainda a praça, com seus ficus e bancos, mas, havia um coreto; a igreja da Matriz tinha um vão central bem diferente e ao lado esquerdo, onde um dia será a segunda torre, está sendo construído um “puxadinho” do templo. O cenário na praça era um tanto árido, mas, vê-se uma árvore. E uma mulher, que anda sozinha e nem percebe que estava sendo eternizada pela foto. O fotógrafo, com certeza, nem a viu direito. Nós a vemos. Quem terá sido?

Fonte: http://notasdabahia.com/beleza-interior-a-ideia-antiga/

2 comentários:

  1. Morei nessa linda cidade, por quase 20 anos, de 1955 a 1 973.Fui criança,adolescente, adulto jovem, andando pelas ruas e serras da Cidade do Ouro.Moro em Juazeiro/Ba, há mais de 40 anos.Mas, nunca me esqueço da querida Jacobina.

    ResponderExcluir
  2. Como esquecer minha amada jacobina hoje moro em São paulo só q jamais esquecerei minha terra natal

    ResponderExcluir