Esse blog é sobre a história da minha família, o meu objetivo é desvendar as origens dela através de um levantamento sistemático dos meus antepassados, locais onde nasceram e viveram e seus relacionamentos inter-familiares. Até agora sei que pertenço as seguintes famílias (nomes que por vezes são escritos de forma diferente): Ramos, Oliveira, Gordiano, Cedraz, Cunha, Carvalho, Araújo, Nunes, Almeida, Gonçalves, Senna, Sena, Sousa, Pinto, Silva, Carneiro, Ferreira, Santos, Lima, Correia, Mascarenhas, Pereira, Rodrigues, Calixto, Maya, Motta…


Alguns sobrenomes religiosos que foram usados por algumas das mulheres da minha família: Jesus, Espirito-Santo...


Caso alguém tenha alguma informação, fotos, documentos antigos relacionado a família é só entrar em contato comigo.


Além desse blog também montei uma árvore genealógica, mas essa só pode ser vista por pessoas que façam parte dela. Se você faz, e gostaria de ter acesso a ela, entre em contato comigo.

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Nenezinho Transforma Municipio

 

Diário Oficial, julho 2003

P71_1570_2000

Valente: Prova no trabalho a força do seu nome


Nenezinho transforma município


O município de Valente é um dos que mais cresce na região do sisal e esse processo tem se intensificado nos últimos anos, graças à eficiência da
administração municipal e das parcerias com o governo do estado. Atualmente o município conta com doze indústrias, entre pequenas e médias, responsáveis por, aproximadamente, 1200 empregos. Essas e outras informações são do prefeito João José de Oliveira, mais conhecido
como Nenezinho.


Em termos de infra-estrutura urbana, a comunidade foi beneficiada, dentre outras realizações, com a pavimentação asfáltica da pista de pouso do aeroporto municipal, melhoramentos na feira livre, agora totalmente coberta, e no centro de abastecimento, além da construção do Centro Cultural Deputado Aroldo Cedraz. A prefeitura contabiliza cerca de 30 mil metros de pavimentação, servidos por drenagem. O sistema de energia elétrica foi levado a todo o município. As estradas vicinais são rigorosamente conservadas.


Em matéria de Educação, o ensino é uma prioridade em Valente. Segundo a secretária municipal da Educação, Márcia Campos, “Valente conta hoje com cinqüenta escolas municipais e nelas estudam seis mil alunos dispondo a merenda, transporte e reforço escolares. Temos ônibus e carros especiais para o transporte dos estudantes, da zona rural para a sede. Todas as escolas foram ampliadas e reformadas” - afirma.


A Secretaria de Ação Social atende a pessoas carentes com medicamentos, cestas básicas e outros auxílios, a exemplo de encaminhamento para exames e consultas médicas. A prefeitura implantou e mantém vinte e uma creches,
com um 1.365 crianças matriculadas. Segundo o prefeito João José de Oliveira, Valente só recebe R$ 1.568,00 para atender esse serviço, num convênio com a Secretaria do Trabalho e Ação Social (Setras), enquanto a prefeitura gasta R$36 mil para assistir, por mês, aquele contingente.


A Assistência às crianças é outro destaque conquistado pela prefeitura de Valente, firmando-se como referência em toda a região. Antigamente, um grande número delas encontrava-se fora da escola, sub - aproveitadas em outras atividades, inclusive, nas roças de sisal. Hoje o trabalho da prefeitura nessa área lhe valeu um registro nacional do Programa de Erradicação do
Trabalho Infantil (Peti), graças à eficiência conquistada ao longo dos últimos anos, através da participação da sociedade local e da criteriosa aplicação de recursos financeiros.


Gozando de amplo conceito junto a sua comunidade por ter administrado o município com sucesso, entre 1993 e 1996, o prefeito Nenenzinho acumulou conhecimentos sobre a realidade municipal e experiência suficiente para resolver os problemas administrativos. Considerado a “capital do sisal”, o município tem mais de 20 mil habitantes e, territorialmente, é muito extenso.

Dispõe de um hospital municipal, cuja atuação, junto com mais duas clínicas médicas da cidade, conveniadas com o Sistema Único de Saúde (SUS) e devidamente equipados, atendem a população em diversas especialidades, de forma qualitativa. “No presente, as unidades hospitalares do nosso município recebem pessoas de toda a região saleira graças à qualidade do atendimento”, conta o prefeito.


A expansão urbana em Valente é reconhecida por todas, sobretudo no centro, onde está situado o comércio. Grande número de alvarás de construção e outros para abertura de estabelecimentos comerciais são concedidos
regularmente pela prefeitura. Todos testemunham as mudanças verificadas. A implantação de redes de distribuição de água em todo o município dispensou este ano os carros pipas.


Uma das industrias de Valente, a fábrica de calçados Via Uno, gera 800 empregos diretos e demonstra grande capacidade de expansão, gerando mais trabalho, renda e receitas públicas. Isso resulta em novas perspectivas para o
município, onde um melhor emprego custava uma passagem para São Paulo.

Os empenhos do prefeito e do seu filho, deputado Aroldo Cedraz, trouxeram esse importante investimento. João José de Oliveira informa ainda que um outro importante suporte do desenvolvimento do município, o Centro de Tecnologia do Sisal, está em fase de construção, devendo funcionar como laboratório científico para pesquisas da cultura do sisal e derivados. Também está em andamento a construção da estrada que liga Valente à Rodovia Lomanto Júnior, bem como o matadouro regional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário