A família Maia é reconhecida no Brasil, porém não é uma família popular como algumas outras famílias vindas de Portugal. O sobrenome Maia pode ter sido inspirado no nome de uma Deusa e traz uma curiosidade bem interessante. Veja logo abaixo algumas informações sobre os Maia.
O sobrenome Maia, assim como tantos outros, não surgiu no Brasil, por uma simples razão de que o Brasil foi colonizado e habitado primeiramente por estrangeiros. Dessa forma, os sobrenomes vêm de outros países e acabam ganhando popularidade uma vez que os imigrantes fizeram do Brasil sua nova morada.
Origem da família Maia
O sobrenome Maia é de origem portuguesa. Ele é classificado como toponímico, pois a origem deste sobrenome está ligada a uma região de Portugal. Maia se estendia quase por todo o Norte da atual Portugal. Essa região hoje é apenas um pequeno município de Portugal. Alguns historiadores acreditam que Maia já era usado como sobrenome por habitantes desta região antes mesmo da própria fundação do país de Portugal.
Há registros de outra história para o surgimento deste sobrenome. Ele também pode ter sido inspirado no nome de uma Deusa. Maia, que na mitologia Grega é uma deusa pleidiana, uma das sete filhas de Atlas e Plêione. Na história de Roma, Maia Maiestas é considerada a deusa da fecundidade, da projeção da energia vital e deusa da primavera.
Curiosidades
Em Portugal existe uma planta muito comum que se chama Maia. Esta planta é considerada por algumas pessoas com uma erva daninha, nasce espontaneamente em local em momentos indesejados e pode interferir de forma negativa na agricultura. Nos Estados Unidos a palavra “Erva Daninha” (Weed) está quase sempre relacionada com a maconha. Seu uso traria danos, algo análogo ao prejuízo pela proliferação das ervas.
Variantes do sobrenome Maia
As duas grafias mais reconhecidas são: Maia e Maya. O mais comum encontrar Maia, provavelmente por estar mais próximo e relacionado à origem do sobrenome.
Brasão da Família Maia
Foram encontrados vários brasões desta família. Isso se dá pelo fato de algumas famílias criarem a sua própria identidade. Os brasões observados possuem na maioria as mesmas características.
O brasão é constituído por três cores: vermelho, amarelo e preto. Ele tem o fundo vermelho com uma águia estendida de preto e realçada com ouro. Também se encontra uma águia amarela com pingos em preto. No timbre do brasão tem-se uma armadura, geralmente utilizada por guerreiros e cavalheiros para proteção pessoal.
Fonte: https://www.origemdosobrenome.com.br/familia-maia/